SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

EUA participaram do golpe de 1964


GOLPE DE 1964: RELATÓRIOS PROVAM AJUDA DOS EUA

Documentos secretos contêm informações sobre participação dos EUA na derrubada de João Goulart da Presidência.

O mais recente pacote de documentos secretos sobre o Brasil divulgado pelo governo dos Estados Unidos comprova a participação do governo estadunidense no golpe militar em 1964 através de apoio financeiro, material e político.

"Os papéis outrora secretos mostram, por exemplo, a recomendação de Gordon [Lincoln Gordon, então embaixador dos EUA no Brasil] à Casa Branca para ‘tomar medidas o mais brevemente possível para a entrega clandestina de armas, que não sejam de origem dos EUA, para forças de Castello Branco em São Paulo’. "

O Globo, 03/7/2007, p. 10, 2ª edição
___________________________________

Mentiras e hipocrisia

Os EUA sempre negaram a participação no golpe militar de 1964, que levou o Brasil a uma feroz ditadura de 21 anos e que resultou na morte e tortura de inúmeros brasileiros. Durante as décadas de 1960 e 70, os EUA também ajudaram na derrubada de outros governos democraticamente eleitos na América Latina. Por exemplo, o golpe militar de 1973 no Chile. que tirou do governo o presidente democraticamente eleito Salvador Allende, e levou ao poder o sanguinário ditador Augusto Pinochet. Os EUA são também o país que mais gastam na produção e exportação de armas e munições em todo o mundo. E o que historicamente mais intervém na política interna de países independentes pelo mundo.


Nenhum comentário: