SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 8 de julho de 2007

Jornalista debocha do Brasil


“Welcome to the Congo”. Foi o que escreveu no último dia 6, em letras bem grandes em um quadro, no Riocentro, um dos gerentes de imprensa da delegação dos EUA que disputará os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, o jornalista Kevin Neuendorf.

O deboche, preconceituoso e infeliz, ao Brasil e a seu povo, demonstra o nível de informação e o desprezo com que os estadunidenses em geral vêem o nosso país. Espera-se um comportamento muito diferente de um jornalista. Profissional que, acredita-se, seja preparado e muito bem instruído, possuidor de um embasamento cultural de alto nível.

O Congo é um dos países mais pobres do mundo. Sua população sofre com a incidência de várias doenças e os constantes conflitos internos. Merece também o nosso respeito. Mas, a comparação do Brasil com Congo foi evidentemente pejorativa e a intenção foi a pior possível.

Não é primeira manifestação de indiferença e desrespeito por parte dos EUA ao Brasil.

Em 1982, o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, ao ser homenageado em Brasília, propôs, em retribuição, “um brinde ao povo da Bolívia!”. Nada contra o nosso vizinho, mas, a verdade é que eles não diferenciam os países latino-americanos. Para eles, é “tudo a mesma coisa”.

É muito comum ver em jornais e revistas estadunidenses mapas identificando Buenos Aires como a capital do Brasil, ou o Rio de Janeiro localizado em plena Amazônia. Ou a informação que o nosso idioma oficial é o espanhol, e que os brasileiros em geral são praticantes de magia negra ou vudu, apesar do Brasil ser uma nação eminentemente cristã, e de predominância católica.

A desinformação chega também ao cinema. Há vários exemplos de filmes e desenhos que mostram o Brasil de uma forma estereotipada. No desenho “Os Simpsons”, quando a família viaja ao Rio, encontra um cenário vergonhoso, uma cidade onde taxistas são seqüestradores em potencial, animais, como cobras e macacos, estão à solta nas principais ruas etc. etc. Nada presta. O Brasil é visto como uma selva.

É claro que existem problemas no Brasil, como em qualquer país do mundo. Mas, há também muita coisa boa para ser mostrada. As críticas são sempre bem-vindas, e nós mesmos, brasileiros, as fazemos sempre. Até porque queremos um país melhor. Não é aceitável, porém, que deturpem a nossa realidade a fim de nos humilhar, debochando do país e de nosso povo.

Diante da repercussão negativa que a preconceituosa “brincadeira” de Kevin Neuendorf teve no Rio de Janeiro e em todo o Brasil, o Comitê Olímpico dos EUA demitiu este jornalista, e divulgou uma nota oficial desculpando-se pelo seu comportamento. Desculpar-se após o estrago feito, é o que sempre fazem.

Flávio RJ Lopes

Nenhum comentário: