SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 15 de julho de 2007

Inacreditável pedido na Justiça do Rio de Janeiro

Transcrição do inacreditável ofício nº. GVP-01, de 22 de janeiro de 1988, do Dr. Luiz César Aguiar Bittencourt Silva, juiz vice-presidente do Tribunal de Alçada Criminal do Estado do Rio de Janeiro, ao Dr. Genarino Carvalho, Presidente daquele Tribunal, solicitando-lhe a aquisição de um pingüim de louça colorida:
.
"Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1988
.
Exmo. Sr.Dr. Genarino Carvalho DD Presidente do Egrégio Tribunal de Alçada Criminal - RJ
.
Senhor Presidente
.
Tenho a honra de dirigir-me a V. Exa. com fim de solicitar a aquisição de um pingüim para ser colocado sobre a geladeira que se encontra nesta Vice-Presidência. O citado ornato deve ser de louça colorida com cerca de 20 centímetros de altura e poderá ser encontrado a preço módico no "Bazar Flor de Madureira" e na "Triunfante do Centenário", o primeiro nesta cidade e o segundo no vizinho município de Duque de Caxias.
.
A razão do pedido se prende ao fato que havendo uma geladeira, nesta falta o ornamento do pingüim, encontradiço em todas aquelas que se prezam. Assim, contando com o seu alto espírito público e estético reitero o pedido inicial.
.
Luiz Cesar Aguiar Bittencourt Silva
.
Juiz Vice-Presidente
.
ANEXO:
.
Em aditamento ao oficio GVP-01-88, apresento a V.Exa. as seguintes considerações:
.
O pingüim é uma espécie encontradiça nos climas frios. Seu "habitat" é a Antártida, região onde o gelo é permanente. Ora, a geladeira também tem gelo - sempre. A compatibilidade binômio pingüim-geladeira, portanto, é inquestionável. Encimar uma geladeira com um elefante ou um leão, animais de países quentes seria incompatível com o bom senso. O pingüim não. Se isto não bastasse, alinhamos outros argumentos:
.
Em recente pesquisa do IBOPE, constatou-se um resultado impressionante: 52% dos entrevistados afirmaram que possuem um pingüim sobre a sua geladeira; 28% que, embora não o possuindo, tinham vontade de tê-lo e só 12% declararam total desinteresse pelo assunto. A presença do palmípede no posicionamento que se postula é numerosa nas tradições populares, nas regiões mais frias.
.
No folclore gaúcho é conhecidíssima a trova: "Vou me embora desta terra com meu pingo e chaleira pois aqui já não existe um pingüim na geladeira" Ou ainda, compilada no "Cancionero de la Patagonia": "No hay cana sin Jerez Ni boca sin tu carmin Riachuelo sin pez Heladera sin pinguin Ni Tribunal sin Juez" Interessante é a anotação no "Diário de Bordo" da fragata "Beagle" que levou o cientista Darwin à Antártida, pelo seu capitão: "Então mandei dois grumetes na captura de um pingüim que depois de empalhado, seria colocado sobre a geladeira do Senhor Darwin."
.
Poderíamos ainda anotar muitas outras citações, porém, como sabemos que o tempo de V.Exa é precioso, limitar-nos-emos, para concluir, a apenas estas duas que julgamos de suma importância.
.
Uma, é o trecho da carta do Conselheiro Almeida Roza, negociador do Tratado da Tríplice Aliança a seu colega argentino: "Aceite, V.Exa. esta dádiva, que por certo não será tão útil quanto aquela que sua generosidade me concedeu - desde que o recebi, o pingüim encima a minha geladeira." A outra, é uma primorosa descrição do nosso grande Machado de Assis: "Ademais, não seria tão absurdo, tendo em vista o seu erecto caminhar e a disposição de sua penugem, principalmente a de coloração negra, vislumbrar-se uma semelhança com nossas vestes telares."
.
Assim, além dos motivos do pedido, em face da admitida semelhança, torna-se uma homenagem, pela visualização constante, aos membros desta Egrégia Corte.
.
Aproveitamos do ensejo, apresento a V.Exa. os protestos de estima e de antártica consideração.
.
Luiz Cesar Aguiar Bittencourt Silva
.
Juiz Vice-Presidente"
.
(Fonte: Milton Roberto y Goya)
.
Em: Jus Navigandi

Nenhum comentário: