SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 16 de setembro de 2007

Censura no YouTube

EDIR MACEDO QUER RETIRAR VÍDEOS DO YOUTUBE
.
Fundada em 1977, em um modesto imóvel onde funcionava uma funerária no bairro da Abolição, no Rio de Janeiro, a Igreja Universal do Reino de Deus transformou-se em poucos anos em um conglomerado cujo faturamento anual chega a superar o de muitas multinacionais.
.
São mais de 2000 templos no Brasil e 700 no exterior, com uma média de 5 cultos diários, nos quais os fiéis são instigados a contribuir com o pagamento de dízimos. Recentemente, a Iurd inovou e criou o pagamento de dízimo através de carnês (boletos bancários). É conhecido no comércio como “quer pagar quanto?”.
.
A Iurd está presente em 67 países, dentre eles: Portugal, Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Austrália, Angola, Etiópia e Rússia.
.
Possui uma concessão de televisão, a TV Record, e compra horários em outras emissoras, como a Rede Mulher, Rede Família, TV JB e CNT; é dona de dezenas de emissoras de rádio (16 somente em São Paulo e 7 no Rio de Janeiro); 1 jornal (“Folha Universal”, com tiragem semanal de mais de 1 milhão de exemplares); 1 revista (“Plenitude”); 1 gravadora (“Line Records”), especializada em música evangélica; e 1 partido político, o PRB (Partido Republicano Brasileiro).
.
A Iurd inaugurou sua “sede” mundial, localizada na Av. Dom Hélder Câmara (o bispo Edir Macedo não permite que digam esse nome), no Rio de Janeiro. A “Catedral Mundial da Fé”, também conhecida como “Templo Maior”, é o maior templo da América Latina em área construída, com 45.000 m², e que chega aos 72.000 m² juntando as construções externas. Tem capacidade para 15.000 pessoas sentadas, e conta com estúdios para transmissão de rádio e TV, jardins com plantas nativas de Israel, praça de alimentação e um heliporto.
.
Edir Macedo, fundador e dono da Iurd, já foi denunciado pelo Ministério Pùblico por charlatanismo, importação fraudulenta de equipamentos e uso de documento público falso, chegando a ficar preso durante 15 dias, em 1992. Responde também a vários processos na Justiça, incluindo discriminação religiosa contra católicos, umbandistas e candomblecistas, entre outros.
.
Em 1997, a Receita Federal descobriu o desvio de dinheiro dos fiéis da Iurd para as contas dos dirigentes da seita. Em 1998, a Receita Federal pediu a cassação da concessão da TV Record sob alegação de que a emissora foi comprada com dinheiro não tributado da Iurd, e descobriu enriquecimento ilícito dos dirigentes da seita. Em 1999, a Polícia Federal descobriu a entrada ilegal no Brasil de US$ 18 milhões através do Uruguai, realizada nos anos de 1992 e 1994.
.
Atualmente, Edir Macedo tenta o que a modelo Daniele Cicarele não conseguiu: censurar o youtube para que todos os vídeos que o denunciam sejam retirados da internet para sempre.
.
Entre os vídeos que incomodam Edir Macedo, estão:
.
Documento Especial (Programa da TV Manchete): IURD (3 partes)
.
12/10/1995. Bispo Sérgio von Helde chuta a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Condenado a 2 anos de prisão, a 1ª condenação no país por discriminação religiosa, von Helde cumpriu a pena em regime semi-aberto, por ser réu primário.
.
www.youtube.com/watch?v=uk2ZHVJBAsg
.
Bispo Edir Macedo ensina a pastores como fazer fiéis darem dinheiro para a Iurd.
.
http://br.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk


Nenhum comentário: