SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 13 de outubro de 2007

Dica de filme (Fahrenheit 9/11)

Se você quer entender o que levou os EUA a invadirem o Iraque, alugue em sua locadora:
.
FICHA TÉCNICA
.
Título Original: Fahrenheit 9/11
Tempo de Duração: 116 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Direção: Michael Moore
Roteiro: Michael Moore
Produção: Jim Czarnecki, Kathleen Glynn e Michael Moore
Música: Jeff Gibbs e Bob Golden
Fotografia: Mike Desjarlais
Edição: Kurt Engfehr, Todd Woody Richman e Chris Seward
Elenco: Michael Moore
.
SINOPSE
.
O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente estadunidense, George W. Bush, e Osama Bin Laden.
.
PREMIAÇÕES
.
→ Ganhou a Palma de Ouro e o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Cannes.
.
→ Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro.
.
→ Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Filme Não-Europeu.
.
→ Ganhou 4 prêmios no Framboesa de Ouro, nas seguintes categorias: Pior Ator (George W. Bush), Pior Ator Coadjuvante (Donald Rumsfeld), Pior Atriz Coadjuvante (Britney Spears) e Pior Dupla (George W. Bush com Condoleeza Rice ou sua cabra). Recebeu ainda outra indicação na categoria de Pior Atriz Coadjuvante, para Condoleeza Rice.
.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
.
→ Após sua primeira exibição no Festival de Cannes, Fahrenheit 11 de Setembro recebeu uma sessão de aplausos que durou entre 15 e 25 minutos. Esta foi considerada a maior ovação já recebida por um filme em toda a história do festival.
.
→ É o 2º documentário na história a ganhar o Festival de Cannes, sendo também o 1º estadunidense a conseguir tal feito. O anterior fora Le Monde du Silence (1956).
.
→ É o 1º documentário na história a ocupar a liderança do ranking de bilheterias nos cinemas estadunidenses após seu primeiro fim-de-semana de exibição.
.
→ É o documentário que esteve em cartaz em mais salas de cinema nos Estados Unidos em toda a história. Em sua semana de lançamento o filme esteve em cartaz em 868 salas, sendo que na 3ª semana já estava em exibição em 2011 salas.
.
→ Michael Moore abriu mão de inscrever Fahrenheit 11 de Setembro na disputa do Oscar de melhor documentário para que o filme pudesse ser exibido na TV estadunidense antes das eleições para Presidente dos Estados Unidos. De acordo com as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, um documentário apenas poderia concorrer se não fosse exibido na TV até 6 meses após seu lançamento nos cinemas, o que não aconteceu.
.

Nenhum comentário: