SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 15 de maio de 2011

Homens e mulheres com direitos e obrigações iguais

Muitas mulheres adotam uma postura bastante crítica em relação aos homens. Alardeiam todas as conquistas alcançadas pelas mulheres, mesmo nunca reconhecendo a importância do apoio que as conquistas feministas receberam da maioria dos homens. Sim, porque a maioria dos homens não é machista.
Criticam os homens sempre de uma maneira uniformizante, como se todos os homens fossem iguais. Não somos. Assim como as mulheres também não. Hoje em dia, é cada vez mais comum homens participarem das atividades da casa (lavar louça, roupa, arrumar a casa, cuidar das crianças etc.). E as próprias mulheres cobram isso dos homens. Por mais que ainda existam mulheres que têm dupla jornada (e existem), é cada vez em menor número. Até pelas conquistas sociais, que obrigam as empresas a disponibilizar creches etc. Mesmo assim, não ouço as feministas reivindicarem obrigações iguais, apenas 'direitos iguais'.
Nunca vejo as feministas se manifestarem a favor que homens e mulheres se aposentem com o mesmo tempo de contribuição e idade, como acontece em muitos países. Não, as feministas, no Brasil, não abrem mão de se aposentarem cinco anos antes dos homens. Mesmo aquelas que não são casadas, ou não tiveram filhos. Não vejo, também, as feministas reivindicarem tratamento igual aos homens para que as mulheres sejam obrigadas por Lei a se alistar nas Forças Armadas quando completarem 18 anos. Por quê? Será que somente os homens têm que defender o país? Só os homens amam o país? Mas se as próprias mulheres dizem fazer tudo o que os homens fazem, e melhor (!), por que não se alistar nas Forças Armadas para, eventualmente, poderem estar aptas a defender o nosso país? Ou todos são obrigados a se alistar nas Forças Armadas quando completarem 18 anos, ou ninguém. Isso sim seria mais justo. Mas não vejo as feministas nem tocarem no assunto.
Bom, antes que eu seja xingado, quero deixar claro que defendo que as mulheres tenham os mesmos direitos que nós, homens. Que possam trabalhar em todas as atividades já ocupadas pelos homens, recebam salários de acordo com as suas capacidades, enfim, sejam respeitadas. Mas, é preciso acabar com certas discrepâncias, já totalmente anacrônicas em pleno século 21. Direitos iguais, obrigações iguais.
Homens e mulheres não devem se tratar como inimigos. Muitas mulheres reclamam que os homens tomam conta das suas vidas, criticam, regulam, dominam etc. Será que todos os homens são assim? Será que os homens não podem ser de outra forma, homens que apóiam as suas mulheres e ficam felizes com o seu sucesso? E será que todas as mulheres são perfeitas, sem defeitos, e também não podem infernizar a vida de um homem? O que eu quero dizer, é que não se deve alimentar estereótipos. Há homens e mulheres bons e ruins, com qualidades e defeitos. Essa briguinha entre homens e mulheres já deu o que tinha que dar. O melhor é que homens e mulheres se deem as mãos e possam caminhar juntos. Com certeza, todos nós ganharemos mais!
Flávio RJ Lopes

Nenhum comentário: