SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dica de livro: "O Príncipe Maldito"

          “O Príncipe Maldito: Traição e Loucura na Família Imperial”, de Mary Del Priore, pela editora Objetiva, conta a história do príncipe Pedro Augusto, que sonhou ser o futuro imperador do Brasil, ou seja, D. Pedro III. Devido à pouca simpatia que o povo e os militares tinham pela princesa Isabel, primeira na linha de sucessão, e pelo seu marido, o conde D’Eu, Pedro Augusto alimentava a esperança de subir ao trono. Seu avô, D. Pedro II, tinha por ele muito carinho e amizade, mas nunca se decidiu por ele ou pela sua filha.
         O livro relata conspirações, intrigas e desentendimentos na família imperial, dividida em dois aspirantes ao trono. Pedro Augusto passou a sua juventude preparando-se e aspirando substituir o querido avô. Mas, o seu desejo sofreu o primeiro baque com o nascimento de Pedro de Alcântara, filho da princesa Isabel, quando ele tinha nove anos. E, tempos depois, impedido definitivamente com a proclamação da República, em novembro de 1889. Com o fim da monarquia no Brasil, Pedro Augusto e sua família foram obrigados a deixar o país. Para ele, a República desfez os seus sonhos de vir a se tornar D. Pedro III, e também teve um impacto devastador em sua saúde psicológica. Leia, vale a pena.  fr

Nenhum comentário: