SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A partir de agora, adotei um "andar defensivo"


Além de ter que estar sempre atento aos carros e motos, ao trânsito maluco, e aos motoristas irresponsáveis, a gente tem que prestar atenção também aos ciclistas. Outro dia eu quase fui atropelado por uma adolescente que pedalava em sua bicicleta, junto ao meio-fio, pela contramão do trânsito. Por muito pouco ela teria me atropelado justamente quando eu iria atravessar a rua, com o sinal fechado para os carros e, portanto, aberto para mim.

        Distraída e sem prestar atenção à movimentação dos pedestres que por ventura pudessem atravessar a rua, ela veio pelo sentido contrário, sem fazer uso de nenhum sinal sonoro, como uma campainha, por exemplo.  Tudo foi muito rápido e um dos punhos do guidão da bicicleta chegou a bater na minha barriga. Podia ter sido muito pior. E a garota sequer parar para saber se tinha me machucado, ou pedir desculpas, parou...

Para aprender a dirigir um automóvel ou uma motocicleta é obrigatório passar por um exame teórico e prático. Para pegar uma bicicleta e sair por aí pedalando, não se exige nada. Qualquer um pode dar uma de ciclista. Mas, é preciso que as pessoas que queiram pegar uma bicicleta e pedalar pelas ruas e/ou calçadas da cidade tenham um mínimo de responsabilidade e bom senso para respeitar algumas regras básicas. Uma delas é prestar MUITA atenção no deslocamento dos pedestres, principalmente  se estiver na contramão do fluxo dos automóveis. Outra, é que as calçadas foram feitas prioritariamente para os pedestres.

Os entregadores de farmácias são os piores. Eles costumam pedalar pelas calçadas como se fossem ciclovias, não querem nem saber se estão na contramão, ou se pedestres estão andando nas calçadas. “Onde já se viu isso?, pedestres nas calçadas!”, devem pensar esses entregadores.

      Quer saber? Não dá para confiar que os ciclistas pedalem com responsabilidade pela cidade, por isso, vou olhar sempre para os dois lados antes de atravessar uma rua, mesmo que não seja mão dupla! Quando estou ao volante, procuro manter sempre uma postura de direção defensiva, ou seja, com muita responsabilidade e atenção. Agora, quando estiver como pedestre, o negócio é fazer o mesmo, no caso, ter um “andar defensivo”. É mole!?  fr 

Nenhum comentário: