SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 12 de agosto de 2012

Brasil tem potencial para melhores desempenhos

O Brasil terminou os Jogos Olímpicos de Londres conquistando o maior número de medalhas em todas as suas participações: 3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze, um total de 17 medalhas. Superamos as nossas melhores participações até então, em Atlanta-1996 e Pequim-2008, quando ganhamos 15 medalhas. Melhoramos, mas considerando o enorme potencial esportivo do Brasil, esses números ainda estão muito distantes do que o Brasil tem condições de fazer.

A gente percebe isso, por exemplo, quando vê países como Cazaquistão, Ucrânia, Cuba, Nova Zelândia, Irã, Jamaica, República Tcheca e Coréia do Norte à frente do Brasil.

A classificação final dos países levou em consideração o total de medalhas de ouro, e, em seguida, as de prata e de bronze; em geral, o critério mais adotado pela mídia no Brasil.

Os Estados Unidos terminaram na liderança, com um total de 104 medalhas, seguidos pela China e pela Grã Bretanha (ainda assim, porque uniram os diferentes países que a compõem). A Rússia sabe bem o que é isso, porque sem contar com as antigas repúblicas soviéticas, ficou apenas em 4º lugar.

Cuba, país que a partir da revolução, passou a investir maciçamente na prática esportiva, e conseguiu ótimos resultados nos Jogos Olímpicos, desde Sydnei-2000 vê o seu total de medalhas cair: 2000 (29), 2004 (27), 2008 (24) e 2012 (14). Ainda assim, tem conseguido estar em boas classificações, principalmente considerando ser um país pequeno, com pouca população e sofrer um bloqueio econômico por parte da única super-potência mundial, os Estados Unidos, desde 1962.

Países que possuem grandes populações não conseguiram um bom desempenho: Canadá (apenas 18 medalhas); México (apenas 7); Índia (apenas 6); Indonésia (apenas 2); Paquistão (nenhuma medalha). Canadá tem o agravante de ser uma das maiores economias e rendas per capita do mundo.  fr


Nenhum comentário: