SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 22 de setembro de 2012

Mundial do Brasil já tem bola e mascote

A FIFA já divulgou oficialmente o mascote da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. O personagem é um tatu-bola, animal ameaçado de extinção, e que foi uma sugestão da ONG brasileira 'Associação Caatinga' e concorreu com outros animais. O animal, cujo nome científico é Tolypeutes tricinctus, e é a única espécie de mamífero existente somente no Brasil, teve a sua patente registrada pela FIFA.  O tatu-bola vive nas regiões do Cerrado e da Caatinga, e tem esse nome porque, quando se sente ameaçado, para se proteger, ele se envolve, curvando-se, e deixando à mostra apenas o seu casco, que ele usa como uma armadura. De acordo com a FIFA, outros animais foram cogitados para ser o mascote do Mundial, sendo vencidos pelo tatu-bola. A imagem oficial apresentada pela FIFA é em preto e branco, já que as cores definitivas do personagem ainda não foram escolhidas, assim como o seu nome também não. 
A FIFA abriu votação mundial na sua página na internet para escolha do nome do mascote. E as opções que a entidade deu são: Amijubi (união das palavras "amizade" e "júbilo"), Fuleco (mistura das palavras "futebol" e "ecologia") e Zuzeco (associação das palavras "azul", cor dos mares da costa brasileira, e "ecologia"). O resultado oficial será divulgado no programa 'Fantástico', da Rede Globo, no dia 25 de novembro. Dos mascotes dos Mundiais que eu já acompanhei como torcedor, eu lembro mais do Naranjito, da Copa do Mundo da Espanha, em 1982, talvez porque na época eu era criança e achava engraçadinho o personagem, e também porque lembro que colecionei (e completei!) um álbum de figurinhas do Mundial, que eu tenho até hoje. rs


 Eu me simpatizo com a escolha do tatu-bola, até para que sirva à mobilização para a sua preservação, mas detestei as três opções de nomes escolhidas. Com certeza, haveria muitas outras opções melhores para lançar e que tivessem mais a ver com o Brasil e a nossa cultura e História. Seja qual for o nome escolhido, dificilmente vai cair no gosto dos brasileiros, e logo vai surgir um nome extra-oficial, pelo qual o mascote ficará mais conhecido no Brasil. Ou simplesmente será sempre lembrado por nós pelo nome "Tatu-bola".



No início do mês, o nome oficial da bola da Copa do Mundo do Brasil também foi divulgado, após uma votação pela internet: Brazuca. As outras opções eram Bossa Nova e Carnavalesca. Esta foi a primeira vez que o nome da bola de um Mundial foi escolhido por uma votação através da internet. No Mundial da África do Sul, em 2010, o mundo todo falou da bola  "Jabulani" (que significa “celebrar” no idioma zulu), muitos para criticá-la, inclusive jogadores, afirmando que ela era leve demais. A partir de agora, falarão da "Brazuca", cujo nome foi selecionado por ser considerado uma forma carinhosa de referir-se aos brasileiros. Bola e mascote já estão definidos, falta preparar uma seleção forte para conquistar o Mundial pela sexta vez, e em território nacional! fr

Nenhum comentário: