SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 27 de outubro de 2012

"Impressionismo: Paris e a Modernidade", no CCBB

       Estive ontem no CCBB para curtir a exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, com 85 quadros do acervo do Museu d’Orsay. Uma excelente oportunidade para apreciar obras de artistas como Claude Monet, Edouard Manet, Auguste Renoir, Van Gogh, entre outros. É a primeira vez que obras do museu francês são trazidas em exposição a um país latino-americano, e antes de vir ao Rio de Janeiro, elas estiveram no CCBB de São Paulo. O Museu d’Orsay ocupa um edifício que originariamente era uma estação ferroviária, e fica localizado na margem esquerda do rio Sena.

Eu gostei muito. Aguardei uma hora e dez minutos em uma longa fila que começava na calçada do CCBB e continuava em um dos seus salões, dando várias voltas. E levei uma hora admirando todos os 85 quadros, dentre os quais o mais conhecido do grande público é “O Tocador de Pífano”, de 1866, de Manet. A imagem do quadro é justamente a que ilustra o enorme cartaz na entrada do CCBB, e também o cartaz no salão, onde são formadas as filas para a entrada da exposição. Dentro do espaço onde estão expostos os quadros, infelizmente (mas compreensivelmente), é proibido tirar fotos. Mas tirei algumas na entrada para dar um gostinho aos leitores.

Foi cansativo, mas valeu muito a pena! Quando saí do CCBB, a fila já estava dando uma volta no prédio! Enquanto não vou à França conferir os seus principais museus, não deixo de conferir as exposições que vêm ao Rio trazendo parte de seus acervos. Fica aqui a dica. A exposição teve início no dia 23 deste mês, tem entrada gratuita, e vai até o dia 13 de janeiro do ano que vem, no 1º andar do CCBB, de terça a domingo, de 9h às 21 horas. Quem puder, aproveite!  fr
 
A longa fila mostra o interesse dos brasileiros por cultura.





Cliquei um detalhe do cartaz da exposição, o quadro "O Tocador de Pífano".
No térreo, há também exposição de fotos sobre o Museu d'Orsay.


Uma ampliação do quadro "O Sena e o Notre-Dame de Paris",
de Johan Barthold, de 1864, no térreo do CCBB.




Um comentário:

NiL Almeida disse...

Oi Flávio!
Gostei do que vi!
E quem não pode ir ao Rio, aproveita a oportunidade e confere um pouquinho de tudo isso, aqui na sua página.
Muito bom!
Beijos