SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 18 de novembro de 2012

Brasil vence Espanha e conquista mais um mundial no futsal!

Getty
O Brasil conquistou hoje o seu sétimo título mundial no futsal, vencendo a Espanha por 3 x 2, em Bangcoc, Tailândia. O primeiro tempo teve poucas chances reais de gol, tendo a Espanha conseguido marcar muito bem o ataque brasileiro e ameaçado mais em contra-ataques. No segundo, com a entrada de Falcão, que ainda se recupera de uma lesão na panturrilha, na estreia contra o Japão, o Brasil demonstrou muito mais iniciativa e marcou o primeiro gol aos 4’51”, com um forte chute de esquerda de Neto. Aos 10 minutos, o árbitro marcou uma falta de Ari em Fernandão da Espanha, que a imagem da televisão não mostrou. Na cobrança, Kike rolou para Miguelin chutar forte para a ótima defesa do goleiro brasileiro Tiago, mas no rebote Torras aproveitou para empatar. Menos de um minuto depois, Aicardo virou para a Espanha em um chute de fora da área, no canto direito de Tiago, a bola ainda desviou um pouco em um jogador brasileiro, mas não acho que tenha sido falha do goleiro. Faltando 4 minutos para terminar a partida, o treinador brasileiro, Marcos Sorato, tirou o goleiro Tiago, colocando o goleiro reserva, Rodrigo, para jogar como goleiro-linha, em uma atitude corajosa. Se Rodrigo perdesse a bola no meio campo, o Brasil estava bastante vulnerável, sem goleiro. Mas, tudo deu certo, e Falcão acertou um lindo chute no ângulo direito do gol espanhol empatando a partida e a levando para a prorrogação.
Na prorrogação, a Espanha fez sua 6ª falta, e Rodrigo cobrou a 10 metros do gol espanhol, mas o goleiro Juanjo defendou com a perna direita; foi uma excelente oportunidade que o Brasil não conseguiu aproveitar, a um minuto e meio do fim da partida. Faltando 19.8 segundos para acabar a prorrogação, quando já se acreditava que o título mundial seria decidido na cobrança na marca do pênalti, Neto driblou o marcador e acertou um lindo chute definindo o resultado, Brasil campeão mundial de futsal pela 7ª vez, sendo cinco após a FIFA passar a organizar a competição, em 1989. Eu fiquei com a impressão de que quando Neto driblou o adversário, a bola quicou fora da quadra, mas depois nas repetições que vejo pela internet, a imagem não mostra claramente. Seja como for, o título está em boas mãos. Foi uma partida emocionante, e duas equipes de muita valor. Esta é a quinta decisão mundial entre Brasil e Espanha, e a quarta vencida pelos brasileiros. O Brasil conquistou os títulos mundiais de 1982 e 1985 (organizados à época pela Fifusa, Federação Internacional de Futebol de Salão), 1989, 1992, 1996, 2008 e agora, 2012 (organizados pela FIFA). Desde que a FIFA passou a organizar o Mundial de Futsal, foram disputados oito títulos, dois vencidos pela Espanha e seis pelo Brasil. No time da Espanha, jogam dois brasileiros naturalizados espanhóis, Fernandão e Alemão. A campanha vitoriosa do Brasil: 4 x 1 Japão, 13 x 0 Líbia, 3 x 1 Portugal, 3 x 2 Argentina, 3 x 1 Colômbia e 3 x 2 (2 x 2) Espanha. Neto ganhou a Bola de Ouro como o melhor jogador do Mundial. A Itália terminou na terceira colocação do Mundial, e a Colômbia em quarto. fr

Nenhum comentário: