SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 24 de novembro de 2012

Quem será o próximo treinador da seleção?

A CBF demitiu, ontem, o treinador da seleção brasileira, Mano Menezes, apenas dois dias depois do Brasil ser campeão do Super-clássico das Américas, vencendo na disputa na marca dos pênaltis a Argentina por 4 x 3. A partida foi realizada em Buenos Aires, e terminou em 2 x 1 para os nossos vizinhos, mesmo placar da vitória brasileira na primeira partida no Brasil. O título não tem grande importância porque foi conquistado na cobrança na marca de pênaltis e porque perdemos a partida, mas se era para demitir o treinador deveriam tê-lo feito antes. Faltou senso de oportunidade à CBF.

Como não poderia deixar de ser, a imprensa especula os prováveis substitutos, dentre eles os mais cotados são Felipe Scolari, Muricy Ramalho e Tite. Até o espanhol Josep Guardiola, ex-treinador do Barcelona, é citado por alguns. Bom, já que demitiram o Mano Menezes, que vinha sendo muito contestado, espero que não chamem o Scolari, que é muito arrogante e descontrolado. Foi recentemente campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras, mas acabou por também levar o tradicional clube paulista para a Segunda Divisão, e foi demitido. Foi  campeão mundial em 2002, mas nem por isso os seus defeitos deixaram de existir. Lembro que antes de começar a treinar clubes de maior expressão, ele costumava jogar uma segunda bola em campo para retardar a partida, mandava seus jogadores serem mais duros com os atacantes adversários, enfim, não é um modelo de ética.

Tite é uma incógnita. E Guardiola não acompanha o futebol brasileiro, está completamente distante. E, convenhamos, o Brasil tem condições de ter um treinador brasileiro para treinar a sua seleção, não precisa importar um. Dos nomes que estão sendo citados pela imprensa, considero o melhor o de Muricy Ramalho, que era, aliás, a primeira opção para ser contratado pela CBF, chegou a ser convidado em 2010, mas disse não poder aceitar porque tinha contrato à época com o Fluminense, e que considerava ser sua obrigação cumprir o contrato que tinha com o clube. Ele costuma se estressar muito nas entrevistas com os jornalistas, mas tem um excelente currículo (quatro vezes campeão brasileiro, campeão da Libertadores da América, da Conmebol e seis estaduais).

Acredito que, desta vez, o fato de Muricy ter contrato com o Santos até o final de 2013 não será impedimento, e o clube santista deva liberá-lo se houver o convite da CBF. Até porque Muricy não perderia a oportunidade de treinar a seleção brasileira em uma Copa do Mundo no Brasil. Na verdade, a cultura do futebol é que treinador bom é aquele que vence. São os resultados principalmente que mantêm o treinador na seleção. Mesmo se a seleção jogar bem, se perder algumas partidas e títulos em sequência, o treinador já passa a sofrer muita pressão da imprensa no país todo, seja quem for. Vamos ver quem será o escolhido, e boa sorte a ele! fr

Nenhum comentário: