SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Brasil adia entrada em vigor do Acordo Ortográfico para 2016

           A entrada em vigor do Acordo Ortográfico no Brasil, que deveria ocorrer no próximo dia 1º de janeiro, foi adiada para 01/01/2016. Foi publicado ontem no Diário Oficial da União decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff ampliando o período de transição, durante o qual serão aceitas as duas normas, a atual e a do novo acordo. A mudança tem por objetivo equiparar a data de entrada em vigor do acordo no Brasil ao de Portugal, que ocorrerá em 2016, já que naquele país a maioria dos órgãos de imprensa ainda usa as normas antigas. No Brasil, as novas normas passaram a ser adotadas pelos órgãos públicos e pelos principais veículos de imprensa já no primeiro dia do período de transição, ou seja, em 1º de janeiro de 2009.
 
          O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado pelos países de Língua Portuguesa em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. Timor-Leste aderiu ao acordo em 2004, após adquirir a sua independência. Os objetivos do acordo são: aumentar a unificação do idioma entre os países que o utilizam como língua oficial; facilitar a difusão e o intercâmbio das obras literárias nestes países; e aumentar o prestígio do idioma internacionalmente. De acordo com os seus defensores, a unidade ortográfica passará, com o acordo, dos 96% atuais para 98%. 
 
          No Brasil, a reforma altera a grafia de cerca de 0,5% das palavras, e em Portugal, de cerca de 1,6%. Outro objetivo é tornar o português língua oficial das Nações Unidas: "É muito difícil querer que o português seja língua oficial nas Nações Unidas se vão perguntar: qual é o português que vocês querem?", explica o embaixador Pedro Motta, representante brasileiro na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Os países que têm o português como língua oficial são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.  fr
 
 

Nenhum comentário: