SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Sorteio atrapalhado define grupos da Copa das Confederações 2013

      Hoje, foram definidos no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com a presença da presidente Dilma Rousseff, os dois grupos da Copa das Confederações, que será realizada entre 15 e 30 de junho do ano que vem no Brasil. O Brasil foi cabeça de chave do grupo A, e enfrentará as seleções da Itália, México e Japão. A Itália já estava antecipadamente definida a nos enfrentar, assim como o Uruguai teria que ficar no grupo da Espanha, a outra cabeça de chave, já que dois países do mesmo continente não poderiam ficar no mesmo grupo. O grupo B, da Espanha, tem também Uruguai, Taiti e o campeão da Copa Africana de Nações, a ser conhecido em fevereiro de 2013.
      O sorteio foi uma sucessão de trapalhadas do secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, e do chef de cozinha brasileiro, Alex Atala, convidado a sortear as bolinhas. A outra convidada foi a modelo Adriana Lima. Alex se confundiu ao pegar as bolinhas, e Jerome Valcke não o corrigiu a tempo. Resultado: no grupo do Brasil acabaram ficando as seleções do México e do Japão, quando deveria ficar uma ou outra. Assim, o Brasil pegou as duas seleções mais fortes entre as intermediárias que participarão da Copa das Confederações. A Espanha, que não tem nada com isso, deve estar comemorando, pois se livrou dessas duas e ainda por cima vai jogar com uma seleção africana e a fraca Taiti.
      Esta será a nona edição da Copa das Confederações, já vencida pelo Brasil três vezes: em 2009, na África do Sul, em 2005, na Alemanha, e em 1997, na Arábia Saudita. As primeiras edições foram realizadas em 1992 e 1995, também na Arábia Saudita, e foram vencidas, respectivamente, pela Argentina e Dinamarca. Em 1999, o anfitrião foi o México, que também foi o campeão. Em 2001, a Copa foi realizada na Coreia do Sul e Japão, e vencida pela França. Em 2003, a França sediou e venceu a competição.
      Os participantes da Copa das Confederações de 2013 serão: Brasil (país-sede), Espanha (campeã mundial), México (campeão da Copa de Ouro da Concacaf), Uruguai (campeão da Copa América), Japão (campeão da Copa da Ásia), Taiti (campeão das Nações da Oceania), Itália (representando o continente europeu, como vice-campeã da Eurocopa), e uma seleção africana (campeã a ser definida no próximo mês de fevereiro da Copa Africana de Nações).
      A competição será disputada em seis cidades-sede: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, onde ocorrerá a grande final. Ao sorteio, estiveram presentes o treinador Felipe Scolari, e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, pelo Brasil; Vicente Del Bosque, pela Espanha; Cesare Prandelli, pela Itália; Óscar Tabárez, pelo Uruguai; Alberto Zaccheroni, pelo Japão; Jose Manuel de La Torre, pelo México; e Eddy Etaeta, pelo Taiti.
      A Copa das Confederações começará no dia 15 de junho de 2013, com a partida Brasil x Japão, em Brasília. Depois, o Brasil pegará o México no dia 19, em Fortaleza; e no dia 22, em Salvador, será realizado o grande clássico com a Itália. A final será no dia 30 de junho, no Maracanã. Será o grande preparativo para o Brasil organizar mais uma Copa do Mundo, em 2014. Espero que quando forem sortear os grupos do Mundial, não se repitam as trapalhadas de hoje! E que o Brasil conquiste mais uma, claro! fr

Os atrapalhados Alex Atala e Jérôme Valcke, e, ao lado, Adriana Lima, participaram do sorteio das chaves.
Foto: Andre Penner/AP

Um comentário:

casinha disse...

É isso que dá convidar, num sorteio de FUTEBOL, pessoas que nada tem a ver com o mesmo. Um cozinheiro e uma moça, muito bonita. Já sei como se chama o grupo do BRASIL, "O GRUPO DA MORTE"