SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Jornal espanhol publica foto falsa como se fosse de Hugo Chávez em hospital

Uma das primeiras coisas que qualquer estudante de Jornalismo aprende é que deve checar suas informações antes de divulgá-las. Parece que alguns veículos de comunicação simplesmente esqueceram esta elementar regra. O jornal espanhol 'El País' publicou ontem, na primeira página de suas versões impressa e na internet, uma foto chocante que supostamente seria do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em uma cama de hospital, em Havana. No mesmo dia teve que se desculpar já que a foto não é de Chávez, mas de um paciente não identificado. Assim que percebeu o gigantesco erro, o   'El País' suspendeu a distribuição dos jornais impressos, imprimindo uma nova edição, o que fez com que muitos de seus pontos de venda ficassem sem exemplares. Na internet, retirou a foto. Segundo o jornal espanhol, a foto lhe foi fornecida pela agência de notícias 'Gtres Online' como se fosse do presidente venezuelano, que se recupera de uma delicada cirurgia de um tumor maligno há mais de um mês, em Cuba.
 
O que não faz um jornal para conseguir um "furo jornalístico" mundial? Com certeza, este lamentável erro já entrou para a galeria das maiores "barrigas" (termo jornalístico usado quando se divulga uma notícia falsa) do jornalismo mundial. Lamentável também como o jornal divulga uma foto que ele próprio reconhece no texto não ter "conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local ou a data na qual ela havia sido tirada". Se não tinha certeza da veracidade da foto, o jornal não deveria tê-la divulgado. E, além disso, não se preocuparam em nenhum momento em estar expondo ao público o estado delicado de um paciente, por mais que fosse um presidente de um país, um homem público, doente, na primeira página para o mundo inteiro. Uma atitude que desrespeita a intimidade e a privacidade de qualquer paciente, e os sentimentos de sua família. O 'El País' ficou em uma situação constrangedora, ridícula, que atinge a sua credibilidade. Vergonhoso!  fr

Um comentário:

casinha disse...

Jornal EL PAIS,um dos maiores de ESPANHA. Que vergonha ou vergonhoso,deprimente e muito negligente. E que HUGO CHÁVEZ recupere a sua saúde. É o que eu desejo. Pelo menos temos um homem (presidente) que afronta os EUA. Porque o resto, todos se abaixam, com medo das retaliações.
Gostei do texto, aqui tambem falam isso.