SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Um presidente que não vive no luxo e na ostentação

Estamos acostumados a ver presidentes, primeiros-ministros, reis e rainhas usufruindo do luxo e dos privilégios de suas funções. A começar por morarem com a família em residências enormes, geralmente palácios, sempre com muita ostentação. Mas, pelo menos um chefe de Estado no mundo vem se destacando por sua austeridade. É o presidente uruguaio José Mujica, de 77 anos. Ele mora com a esposa, a senadora Lucía Topolansky, na mesma chácara onde residiam antes de ele ser eleito, em 2009. Ele não tem grandes mordomias, e ainda doa praticamente todo o seu salário (o correspondente a 25 mil reais) a ONGs e à caridade, ficando com 10% para suas despesas. A esposa também doa parte do seu salário. Mujica possui dois carros velhos e três tratores. Em sua juventude, combateu a ditadura militar que dominou o Uruguai de 1973 a 1985, chegou a levar tiros e a ficar preso durante 14 anos, quando foi torturado. O que mais se vê no Brasil e no mundo todo são políticos enriquecerem às custas do povo. O presidente José Mujica é uma exceção e um exemplo que deveria ser seguido por todos, o que, evidentemente, não vai acontecer, porque a maioria dos políticos é individualista e se preocupa mais com o pessoal do que com o coletivo. Parabéns ao presidente uruguaio José Mujica! fr

2 comentários:

casinha disse...

Eu, não me preocupo se um Presidente de um País, anda de Fusquinha ou de Mercedez ou Audi. Se ele oferece seu salário todo a alguns pobres de seu País.
O que me preocupa é saber se ele é competente no seu cargo de Presidente do seu País.
Aqui na EUROPA, está acontecendo que os competentes para esse cargo, se recusam a ser políticos.
Motivo, a impressa investiga a vida dele, desde criança.

Flávio disse...

É porque ainda há pessoas que pensam assim que existe tanta corrupção na política. O eleitor consciente não deve se preocupar apenas em saber se o político é competente, mas se é honesto e como trata o dinheiro público, isso é o mais importante!