SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

FIFA divulga cartaz oficial do Mundial do Brasil de 2014

A FIFA divulgou quarta-feira, dia 30, o cartaz oficial da Copa do Mundo do Brasil de 2014. Escolhido por uma comissão julgadora composta, segundo o portal da FIFA, pelos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador da Copa; pelo presidente da CBF e do Comitê, José Maria Marin; pelo artista plástico Romero Britto; pelo secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke; e pela ministra da cultura Marta Suplicy, o cartaz é de uma agência de criação brasileira, Crama, e superou outros dois concorrentes.
A FIFA divulgou comunicado oficial em que definiu o cartaz como uma criação que "retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado". No cartaz, as pernas de dois jogadores disputando uma jogada ajudam a formar o mapa estilizado do Brasil. Várias imagens estão inseridas no desenho fazendo referência à fauna e à flora brasileiras, e aos estados-sedes, como o frevo, as baianas, o calçadão de Copacabana e o Pão de Açúcar.

O cartaz até que é bonito, depois que a gente se acostuma a ele, mas não me despertou tanta empatia assim, fico com a nítida impressão que podiam (e deveriam) ter feito algo melhor. É bem verdade que os cartazes oficiais dos 19 Mundiais já realizados não são melhores. O do Mundial de 1950 (ao lado), no Brasil também, é, em minha opinião, um dos mais bonitos. E o do Mundial de 1994, nos Estados Unidos, é, com certeza, o menos criativo. Fiquei curioso em conhecer os outros dois cartazes concorrentes.

E uma comissão julgadora com uma incumbência tão importante quanto escolher o cartaz oficial de um Mundial, deveria ser composta por mais pessoas, e não apenas as seis que julgaram. E pessoas com mais representatividade artística, e não apenas por serem o secretário da FIFA, o presidente da CBF e a ministra da cultura (ainda mais porque este cargo é ocupado pela ex-prefeita de São Paulo por pura justificativa política!). Agora que já escolheram, paciência! Vamos torcer para que os jogadores brasileiros façam bem melhor dentro do campo.  fr

Um comentário:

casinha disse...

Eu concordo, o CARTAZ DA COPA DE 2014, não é essas grandes coisas. Mais o de 1950 é bonito e é lindo ler BRASIL com "S". E entre os mais feios, realmente está os EUA e a ESPANHA "HORRENDO" nem o ano conseguimos ver.