SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

O "trote" é uma humilhação, não uma brincadeira!


Com o início das aulas, volto a ver nas ruas jovens estudantes sendo submetidos aos constrangedores e criminosos "trotes" universitários. Quinta-feira, passei por esses jovens (foto), com os corpos todos pintados, e uma das moças descalça. Os calouros são abordados, têm alguns bens retirados (sapatos, livros ou mochilas) e são obrigados a esmolar nas ruas pedindo qualquer quantia, mesmo moedas, para completar determinada soma, que, evidentemente, será usada em beneficio próprio dos veteranos, muito provavelmente em bebedeiras. Uma vergonha! Eu, por princípio, jamais colaboro com essa "tradição" idiota. Mas muitas pessoas acabam dando dinheiro, acreditando estar ajudando as vítimas desses "trotes". Na realidade, estão fazendo com que essa violência se perpetue. Se ninguém desse dinheiro nenhum, os "trotes" acabariam, pelo menos esse tipo de "trote" extorsivo. Há, claro, ainda outros tipos de "trotes", muito mais violentos, e que muitas vezes acabam em morte das vítimas. As faculdades fingem não saber de nada, e a polícia assiste a tudo passivamente. Será que alguém acredita realmente que os jovens universitários estão participando dos "trotes" por livre e espontânea vontade, felizes, e não humilhados? Se o "trote" fosse bom, as pessoas não seriam obrigadas a participar deles!   fr

Um comentário:

casinha disse...

Concordo Plenamente. Os TROTES começaram em PORTUGAL, de caracteristicas "SADOMASOQUISTAS" foram introduzidas na Universidade de COIMBRA, a partir do sec- XVIII.
Essas práticas chegaram ao BRASIL através de estudantes Brasileiros oriundos de PORTUGAL.
O TROTE não tem nenhuma cartilha de regras. Aqui em PORTUGAL, já tem havido vitimas mortais, como beber bebida alcolica e depois ficar em "COMA".
No ultimo ano, foi uma jovem do sexo feminino, que teve que simular um ato sexual com um aluno. Ela entrou na justiça e ganhou, mais teve que sair dessa Universidade.
Isso é um grande problema mesmo, a cada ano que passa.