SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Papa Bento 16 surpreende o mundo e anuncia renúncia


O mundo foi surpreendido ontem pelo anúncio do Papa Bento 16, que renunciará ao cargo às 20 horas (horário de Roma; às 17h, horário de Brasília) do próximo dia 28, por questões de idade e saúde. Eleito Papa no dia 19 de abril de 2005, para substituir João Paulo II, o alemão Joseph Ratzinger completará 86 anos em abril. Não é a primeira vez que um Papa abdica do cargo, mas tal fato não ocorre desde o Papa Gregório XII, em 1415. Em seu comunicado, o Papa Bento 16 explicou suas razões:
 
"(...) No mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado. (...)"
 
Segundo fontes do Vaticano, um conclave (assembleia que se reúne para eleger um novo Papa) será convocado, e o sucessor de Bento 16 será escolhido em março. O conclave deve ter início em no mínimo 15 dias e no máximo 20 dias após a morte ou renúncia de um Papa. Participarão cardeais do mundo inteiro, que ainda não tenham completado 80 anos. O novo Papa somente será eleito quando obtiver pelo menos dois terços do total de votos, caso contrário nova eleição é realizada. Após cada votação, os papéis dos votos são queimados, e o resultado é anunciado ao mundo através da cor da fumaça que sai pela chaminé da Capela Sistina. Se for escura, ainda não há definição. Se for branca, o mundo já tem um novo Papa. Possivelmente, a primeira visita internacional do futuro Papa seja ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro, onde será realizada a próxima "Jornada Mundial da Juventude", em julho deste ano, evento cuja presença de Bento 16 já estava confirmada.
 
A partir de agora, acompanharemos infindáveis discussões e especulações pelo mundo inteiro sobre "as reais motivações" da renúncia do Papa. Muitos dirão que Bento 16 terá preferido se afastar a permitir que a Igreja Católica passe por mudanças, em função do seu perfil mais conservador. E, como acontece antes de todos os conclaves, a imprensa passará a apontar os cardeais favoritos a suceder Bento 16. Eu espero que o futuro Papa tenha uma personalidade forte, sem radicalismos, e possa conduzir a Igreja Católica no futuro com sabedoria e senso de justiça, colaborando para as transformações que se fazem necessárias para o bem da humanidade. Eu acredito que dois cardeais brasileiros poderiam ter sido excelentes Papas: o cardeal cearense Dom Hélder Câmara, já falecido, e o catarinense Paulo Evaristo Arns, já com mais de 90 anos. Mas, mais importante de qual seja a nacionalidade do futuro Papa, é que ele venha a ser o líder que a Igreja Católica precisa e o mundo deseja. Boa sorte a ele! fr

Nenhum comentário: