SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 11 de março de 2013

O Brasil precisa derrubar muros e se abrir para a cultura mundial

        A imprensa tem por sentido de sua existência informar as pessoas acerca do que ocorre no país e no mundo. Para quem gosta de cinema e acredita estar sendo bem informado dos filmes produzidos pelo mundo tomando por base a cobertura excessiva do Oscar saiba que existe vida inteligente e criativa fora dos Estados Unidos. Há muitos filmes de ótima qualidade sendo produzidos todos os anos pelo mundo todo, mas que não recebem o mesmo espaço jornalístico por parte da imprensa, nem espaço nos cinemas e TVs abertas brasileiras.
A conclusão é simples: o critério que determina a exibição dos filmes e a sua cobertura pela imprensa não é, como deveria ser, o da qualidade, nem o da pluralidade e diversidade cultural, nem o da integração entre as diferentes nações. É o do mercado. Quem pode, manda mais. E é isso o que acontece no Brasil e em vários países no mundo.
Assistimos a vida inteira aos filmes de um mesmo país, a sua maneira de ver as coisas e os seus interesses. Os cinemas e a programação das TVs são ocupados quase que exclusivamente por filmes dos Estados Unidos, enquanto os de todas outras nacionalidades  têm que se contentar com as sobras. Essa é realidade! Deixamos, assim, de ter acesso a centenas de excelentes filmes produzidos no mundo inteiro. E depois a imprensa ainda fala em "globalização", termo mais relacionado à economia, mas muito utilizado para dar uma falsa noção de que hoje em dia, com as modernas mídias, as pessoas conheçam mais sobre os demais países do mundo. Não é verdade!
Nós, brasileiros, continuamos ignorando a cultura dos nossos vizinhos, por exemplo. A enorme maioria dos brasileiros nunca assistiu a um filme latino-americano, apesar de o Brasil fazer fronteira com nove países latinos como nós. E, por incrível que possa parecer a muita gente, o Oscar não é o único prêmio internacional de cinema. Existem outros. A Espanha, por exemplo, premia todos os anos os melhores filmes de seu país, e na categoria de 'Melhor Filme Estrangeiro de Língua Espanhola' filmes latino-americanos. É o Prêmio Goya, praticamente desconhecido do grande público.
Se os critérios para exibição de filmes nos cinemas e TVs no Brasil fossem outros, não faltariam opções. Existem muitos filmes de excelente qualidade sendo produzidos no mundo inteiro, inclusive na América Latina. Mas eles continuam sendo, na sua maioria, ignorados por aqui. Duas excelentes exceções são a Rede Brasil, que exibe o "Soy Loco por ti Cinema", às sextas às 0h30 e aos domingos às 22h30, e o Canal Brasil, que exibe o "Cone Sul" aos domingos à meia-noite.
Eu costumo procurar assistir a filmes não pela sua nacionalidade, mas pela estória que apresentam. E já assisti a vários filmes estrangeiros excelentes feitos na Espanha, na França, na Argentina, em Cuba, no Chile, por exemplo. E teria assistido a muitos outros mais se me dessem o direito de escolha, e se houvesse outras opções para assistir a não ser em sua maioria produções de Hollywood. O Brasil precisa urgentemente se abrir aos filmes produzidos pelo mundo afora, em especial aos latino-americanos. Queremos conhecer de tudo, e não termos nossas opções limitadas pela força econômica do país produtor. É isso, queremos mais de tudo!    fr

2 comentários:

casinha disse...

Em PORTUGAL e ANGOLA , já partiram os muros. É novelas Brasileiras de manhã a noite. Cantores de Música Brasileira que são tratados com todo carinho. Jogadores de futebol que marcam um gol decisivo, e já querem sair para o REAL ou BARCELONA. E outro fênomino, a cada esquina já tem uma IURD.

Flávio disse...

O texto está abordando exlusivamente filmes nas TVs e nos cinemas.