SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Uma das maiores economias do mundo, mas em 85º em IDH


Ontem, a ONU divulgou o seu relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) relativo ao ano de 2012. O Brasil, apesar de ter conseguido melhorar em alguns quesitos, permaneceu na lamentável 85ª colocação de 2011, dentre 187 países e territórios, e atrás de Costa Rica, Panamá, Peru, Cuba, Venezuela, Uruguai, Chile, Argentina, Grécia e Portugal, por exemplo. Em primeiro lugar há anos, permanece a Noruega. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) avalia condições de vida da população, como saúde, educação e expectativa de vida, muito mais importante do que simplesmente índices frios de crescimento econômico. É inadmissível que o Brasil, uma das 10 maiores economias do mundo, esteja tão mal colocado em termos de bem-estar de sua população. Significa que o povo trabalha e faz com que a economia aumente, mas em sua maioria não se beneficia da riqueza produzida. De que adianta a economia crescer, se o povo não tem o retorno esperado em serviços públicos? Uma vergonha!    fr

2 comentários:

casinha disse...

Lí, mais não concordo. Está alguma coisa errada nessa notícia.
IRLANDA em 7º
GRÉCIA 29º
ROMENIA 50º
BULGARIA 55º
Está alguma coisa mal nessa notícia. 1º Irlanda e GRÉCIA, como PORTUGAL estão falidos, estão sobre ajuda da TROIKA. Outra coisa. ROMENIA e BULGARIA, são os dois Países mais pobres da EUROPA, mais não estão, na pressão do EURO.Outra coisa ANGOLA um País "IRMÃO" em 148º lugar, isso para mim é um excandalo. ANGOLA, É uma das grandes potências de ÁFRICA. Tem um crecimento de mais 10% ao ano. ANGOLA é um País muito rico. e depois da Paz da decada de 90 só está a subir.

Flávio disse...

A relação foi divulgada pela ONU e está correta. Os exemplos que você dá se referem à economia, não ao IDH!