SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O papa é pop e já está no Rio de Janeiro


O papa chegou hoje ao Rio de Janeiro, e percorreu algumas ruas do Centro da cidade, que ficou muito agitada por conta de sua presença. Logo pela manhã, pude ver dezenas de turistas vindos para a Jornada Mundial da Juventude. Eram argentinos, uruguaios, alemães, estadunidenses, além de muitos brasileiros de outros estados. No Largo da Carioca, alguns estavam dançando e cantando. À tarde, passei pela Avenida Rio Branco, que estava interditada desde as 15 horas, assim como outras ruas transversais. Andei por ela calmamente, vendo outras muitas pessoas caminhando, algo bastante incomum para uma das mais movimentadas vias de trânsito do Rio.
Quando o papa passou de carro, e depois de papamóvel, pelo Centro, pude ouvir no trabalho o som dos helicópteros. Milhares de pessoas ocuparam as ruas, e estavam muito emocionadas, acompanhando com muita atenção e interesse a chegada do papa, nesta que é a sua primeira visita oficial a um país pelo mundo. Assistindo pela TV, fiquei preocupado quando o carro que levava o papa, um carro comum, não era o papamóvel, passou pela Avenida Presidente Vargas. Em minha opinião, por mais que tenha sido um desejo do papa ser conduzido em um carro sem grandes aparatos de segurança, houve uma despreocupação muito grande com a segurança do papa. E faltou planejamento por parte das autoridades. O carro parou por várias vezes em uma das pistas da avenida, devido ao trânsito, e as pessoas avançaram em direção ao carro, ávidas por fotografar e tocar no papa. Os seguranças ficaram desesperados. E eu torci para que não aparecesse nenhum idiota, ou mesmo um terrorista, para agredir o papa. Felizmente, nada de grave aconteceu. Sei que é a vontade deste papa estar diretamente em contato com as pessoas. E que bom seja assim. Mas em um mundo em que há tanta gente pronta para fazer o mal, não é indicado facilitar tanto. Seja como for, seja bem-vindo ao Brasil, e em especial ao Rio de Janeiro, papa Francisco!   fr

Um comentário:

casinha disse...

Eu ví a chegada do PAPA FRANCISCO em direto. E concordo com o que está escrito no fim da crônica. Realmente foi uma insensateis pôr parte do PAPA, colocando em risco um País nesse caso o BRASIL, porque malucos tem em todos os Países.
Portanto não foi culpa da seguraça e sim do PAPA. Mas como ele disse que quer morrer na rua e não na cama, é problema dele, PAPA FRANCISCO. Minha ópinião ele quer ser muito humilde, não quer luxos. Isso para mim é tudo balela. E o luxo do VATICANO? Sua Santidade, respeite já agora as pessôas ÍMPIAS, e bôa Estadia no BRASIL, que é o maior país Católico.