SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 28 de julho de 2013

Um novo papa carismático e que desperta muita esperança

Milhares de pessoas foram ao encontro do papa Francisco, em sua estada no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, onde foi realizada a Jornada Mundial da Juventude. São brasileiros de todo o país, estrangeiros de diversas nações, e também moradores da cidade. Com certeza, se tivesse vindo o papa Bento 16, não haveria tanto entusiasmo e interesse, principalmente por parte dos cariocas. É claro que muita gente iria à JMJ, mas foram algumas particularidades que explicam as multidões que foram ver o papa quando ele percorreu as ruas do Rio.
É um novo papa, que criou um clima de esperança e expectativa por mudanças na Igreja Católica. É o primeiro papa do continente americano, um papa sul-americano, e o primeiro papa não europeu em mais de 1200 anos. É um papa carismático, muito ao contrário do seu antecessor, o alemão Joseph Aloisius Ratzinger. Um papa que cativa as pessoas, muitas delas de outras religiões.
De acordo com a imprensa, mais de três milhões de pessoas foram à praia de Copacabana hoje para ver o papa e assistir à missa que marcou o término oficial da JMJ. A Jornada, aliás, expôs erros que precisam ser corrigidos para futuras oportunidades em que o Rio e o país sediarão  eventos de proporções mundiais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. A falha de segurança e planejamento que colocou o carro do papa em um engarrafamento em plena Avenida Presidente Vargas e os problemas no transporte público, por exemplo.
A enorme maioria das pessoas que foram às ruas ver o novo papa não conhece a sua biografia, poucos sabem a respeito de suas convicções. Foram atraídas pela sua imagem, pelo culto à celebridade, afinal o papa é pop. Em um mundo em que os idosos são deixados de lado, e despertam pouco interesse, o papa Francisco, aos 76 anos, com o seu jeito popular e carismático, conseguiu despertar a atenção da mídia e dos jovens. Uma exceção, infelizmente, explicada por conta do cargo que exerce.

O papa já embarcou de volta ao Vaticano, após ficar uma semana no Brasil. Espero que o novo papa possa levar à frente as transformações que a Igreja Católica necessita, e que inspire outras Igrejas a fazerem o mesmo. Que ele ponha fim (ou ajude a que se ponha fim) a essa cultura de ostentação e culto à imagem e ao poder, tão comum nas igrejas pelo mundo. Boa sorte papa Francisco!  fr

Um comentário:

casinha disse...

Correu tudo bem com o PAPA FRANCISCO, nessa semana que passou na 1ª visita Óficial do PAPA ao BRASIL.
Uma prova da hospitalidade que são os Brasileiros, (não é o País BRASIL) são "OS BRASILEIROS" povo.
Parabéns aos BRASILEIROS