SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 20 de outubro de 2013

Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro


Inaugurada em 1979, a Catedral Metropolitana, ou Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro, tem a forma de um cone, em um estilo moderno, com 75 metros de altura, e capacidade para 20 mil pessoas em pé, 5 mil sentadas, o que deixa claro as grandezas de suas dimensões. No interior, não há muitas imagens, o que a diferencia da maioria das igrejas católicas. Há um altar principal, e um menor, na lateral, para a celebração das missas diárias, em que não há grande presença de pessoas. Acima do altar principal, paira uma enorme cruz, sustentada por seis cabos de aço. Em julho deste ano, o papa Francisco celebrou missa na Catedral, o que já tinha sido feito pelo papa João Paulo II em 1980 e 1997. Apesar de sua localização, bem no Centro da cidade, e enorme maioria dos cariocas, mesmo os católicos, não a conhecem, e nunca entraram nela. No subsolo da Catedral, há também o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, cujo acervo é formado por milhares de imagens doadas por particulares e instituições religiosas, e outras vindas de igrejas destruídas no início do século passado. Há também a Capela das Almas, onde são realizadas missas, e há um ossuário, em que os interessados podem comprar uma gaveta para a guarda dos restos mortais de seus familiares. No exterior da Catedral,  está a estátua em homenagem ao papa João Paulo II, do artista plástico peruano Mário Agostinelli. Com 2.5 metros de altura, 450 quilos, a estátua de bronze teve suas placas roubadas, e até hoje a Arquidiocesse não as repôs, mesmo quando da recente visita do papa Francisco. Eu conheci tudo em duas idas à Catedral em maio e agosto deste ano, e assisti a uma missa no seu altar lateral às 11 horas de um dia de semana. É mais um dos lugares do Rio que a maioria dos cariocas não conhece. Mas, quem quer conhecer bem a cidade tem que visitar.  fr
Ao centro, o altar principal, com a cruz acima, sustentada por seis cabos de aço; à direita, o altar menor.
A estátua do papa João Paulo II teve suas placas roubadas, e até hoje não foram repostas.

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra fica localizado no subsolo da Catedral.

Um comentário:

Eliane fdz disse...

Muito bom você compartilhar estas suas visitas e tornara mais conhecido algo que é parte de todos nós, cariocas ou não. A arquitetura circular do altar e da própria igreja nos lembra também de como deve ser a Igreja (pessoas: comunhão, vivendo numa relação fraterna, circular e não piramidal. Obrigada e abraços, querido amigo!