SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ex-jogador do Botafogo e da seleção vive nas ruas de Lisboa

Ontem navegando na internet, uma chamada me despertou a atenção: "Ex-jogador da seleção vira morador de rua em Lisboa". E informava logo abaixo: "Peri da Pituba jogou com Zico em 82." A mátéria é, na verdade, a reprodução de uma reportagem do programa Fantástico de ontem. Perivaldo foi lateral direito e jogou no Botafogo entre o final da década de 1970 e início de 1980, com o craque Mendonça. E chegou à seleção brasileira, apesar de suas limitações técnicas, tendo sido convocado pelo técnico Telê Santana. Foi titular da seleção brasileira no amistoso de 3 de março de 1982, disputado no Morumbi, contra a Tchecoslováquia, que terminou empatado em 1x1, jogando com Zico, Júnior, Sócrates e Jairzinho. Nesse dia, chegou a salvar um gol feito, em cima da linha do gol. Não foi para o Mundial de 1982, na Espanha, mas, também, o titular da posição era ninguém menos do que Leandro. O reserva convocado foi Edevaldo, do Internacional, mais conhecido por ter jogado no Fluminense, antes. Escrevi aqui no blog, em 14/9/2012, um texto sobre o meu time de botão, em que ele é um dos meus escalados.
Muito triste ver na reportagem Perivaldo revirando lixeiras, pegando um paletó velho e o vestindo. É informado que ele diz ter jogado na Coréia do Sul e em Portugal, mas o repórter informa ter entrado em contacto com a Federação Portuguesa de Futebol, onde não consta nenhum registro da passagem do jogador brasileiro, Perivaldo Lúcio Dantas. Aos 60 anos, sem alguns dentes, vende roupas usadas na 'Feira da Ladra', em Lisboa, e mora na rua. Perivaldo conta na reportagem que chegou a ter um relógio Rolex, joias que valiam "para mais de 200 mil euros" e uma casa avaliada, segundo ele, em "300, 400 mil euros". Hoje, vive na rua. Como é que pode ter perdido todo esse dinheiro? E que tem saudades da mulher e dos netos, que estão no Brasil, mas não se fala na reportagem por que estão separados. A reportagem termina com uma declaração do vice-presidente da Federação Nacional dos Atletas de Futebol, Alfredo Sampaio, em que diz que "Se a questão for ele voltar para o Brasil, vamos patrocinar a volta dele”. Antes de escrever este texto, encontrei outra reportagem sobre Perivaldo na internet. Uma matéria da TV portuguesa RTP1, de 2012, em que o ex-jogador diz "Para me entrevistar, vai ter que pagar!". E se gaba: "Eu era jogador da seleção brasileira, rapá!". Triste, muito triste!   fr


Nenhum comentário: