SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Dica de livro: "A Viagem do Descobrimento"

"A Viagem do Descobrimento: A Verdadeira História da Expedição de Cabral", Eduardo Bueno, Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 1998, 137 páginas, Coleção Terra Brasilis, volume 1.

Escrito por um jornalista, o livro tem várias informações interessantes e pouco difundidas a respeito do descobrimento do Brasil. Por exemplo, quantas embarcações compunham a frota de Cabral, quantas pessoas faziam parte da tripulação, o que comiam, quanto ganharam. A missão oficial de Pedro Álvares Cabral era ir até Calicute, na Índia, para conseguir do Samorim ("senhor do mar") que Portugal estabelecesse relações comerciais e uma feitoria na região. Antes, porém, ele chegou ao Brasil. O livro aborda também o primeiro contato dos portugueses com os índios, a deserção de alguns marinheiros e outros que foram abandonados em nossas terras. Pero Vaz de Caminha, autor do primeiro documento sobre o Brasil, não era o escrivão oficial da expedição. As terras brasileiras não receberam por parte da Coroa portuguesa muita atenção nas primeiras décadas. E Pedro Álvares Cabral nunca mais retornou ao Brasil, morrendo na obscuridade. Um livro muito interessante!   fr

Nenhum comentário: