SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O orkut dá adeus!

Hoje, o orkut está dando adeus!
Hoje, o Orkut está dando adeus. Após 10 anos em que chegou a mobilizar milhões de usuários, inclusive fora do país, o Google, seu proprietário, encerra as suas atividades. Eu cheguei a ter um perfil meu no Orkut, durante quatro anos, de 2006 a 2010.  Havia ótimas comunidades. Por exemplo: "Afinal, quem é o autor?", que esclarecia quem era o verdadeiro autor de vários textos tão difundidos na internet, com autorias as mais diversas, e "Eu Espalho Alegria", de uma amiga virtual, com tópicos bem divertidos e legais. Várias vezes recorri a diferentes comunidades para conseguir mais informações sobre determinados assuntos. Consegui, também, comprar uma revista de 1980, que eu procurei em sebos durante anos. E fiz amizades virtuais muito legais, com quem ainda mantenho contato na internet. Muitos adicionavam "amigos" apenas por adicionar, pois nunca mantinham contato. Eu nunca liguei para quantidade, mas, sim, para a qualidade do convívio virtual que mantive durante um bom tempo com os meus contatos. No início, era muito difícil conseguir entrar no Orkut, somente com convite de alguém. O melhor do Orkut era justamente poder conversar virtualmente sobre praticamente qualquer assunto que fosse do meu interesse. Nesse aspecto, o Orkut era melhor do que o face, que até tem comunidades, mas sem a mesma atividade. O facebook não tem uma participação em comunidades tão desenvolvida quanto era no Orkut, cujo lado ruim era que havia uma minoria que não sabia participar de forma saudável, e preferia entrar nas comunidades apenas para incomodar, chatear e brigar com as pessoas. Muitos eram perfis falsos. Essas pessoas eram logo bloqueadas, claro, mas não sem antes perturbar a paciência. Eu exclui o meu perfil do Orkut apenas porque cansei, somente isso. Chega um momento que cansa, aconteceu o mesmo com muita gente. O Orkut marcou uma época, chegou a ser a maior rede social do mundo. Mas, com o tempo, saiu de moda, perdeu espaço para o facebook e outras redes sociais. E deixou muita gente com saudade, que chegou a pedir ao Google para não encerrar suas atividades. É uma pena que o Google não quis, ou não soube, revitalizá-lo.  Vale aqui a lembrança e o registro.   fr

Nenhum comentário: