SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Lembranças da minha infância: "Os Trapalhões"

Quando criança, assistia todos os domingos 'Os Trapalhões', na Globo, antes do 'Fantástico'. O programa ficou no ar pela emissora de março de 1977 a agosto de 1995. Eu me divertia muito, Um dos quadros mais engraçados dos quais me lembro é a paródia ao seriado estadunidense Swat. Em 1983, os trapalhões se separaram. Renato Aragão seguiu sozinho, e Dedé, Mussum e Zacarias juntos. Chegaram a fazer dois filmes durante o curto período de separação. Muita gente falava que era tudo combinado, outros que era desentendimento apenas por divisão de dinheiro. Seja como for, eles voltaram a trabalhar juntos. Com o tempo, à medida que eu crescia, achava menos graça no programa, o que é normal. Hoje em dia, quando assisto quadros antigos dos "Trapalhões", lembro com saudade daqueles tempos de criança. 


Nunca cheguei a ter um personagem preferido, sempre gostei dos quatro juntos. Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves) faleceu em 1990. Lembro de ter visto o Zacarias pessoalmente quando ele fazia um lanche na padaria que ficava em frente ao prédio onde eu morava em Todos os Santos, ainda criança. Ao lado da padaria, havia um posto do Detran, e ele deve ter ido lá para resolver algum assunto. Estava sério e sem peruca, apesar dele à época ainda não ter assumido totalmente esse acessório. Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes) morreu em 1994. Sem os dois, "Os Trapalhões" terminou no ano seguinte. Pesquisando na internet, descobri que de 1995 a 1998, a SIC, emissora portuguesa, apresentou "Os Trapalhões em Portugal", com o Didi e o Dedé, além de atores brasileiros e portugueses. Nem sabia disso! A partir de 1998, Antônio Renato Aragão, o Didi Mocó, seguiu na Globo com programas seus ("A Turma do Didi" e "Aventuras do Didi"), com e sem o Dedé (Manfried Sant'Anna), de quem se separou por algum período, voltando a trabalhar juntos anos depois. No início de 2013, "Aventuras do Didi" se despediu da programação da Globo. Renato Aragão continua na emissora, apresentando o "Criança Esperança". Nunca cheguei a ir ao cinema para assistir aos filmes dos "Trapalhões", somente via na TV. O que me traz mais saudades mesmo é o programa de TV. Muito legal!   fr

Nenhum comentário: