SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 29 de março de 2015

Conheci o novo Maracanã no empate entre Botafogo e Vasco

Hoje, fui ver o clássico entre Botafogo e Vasco da Gama, e conheci o chamado "novo" Maracanã, reformado para a Copa do Mundo do ano passado. Constatei algumas novidades. Uma lanchonete com mesas e cadeiras para as pessoas lancharem com mais conforto. Seguranças particulares à volta do gramado; na Copa do Mundo foram chamados de 'stewards'. O banheiro masculino estava limpo, e as pias não tinham torneiras, bastava apertar um botão, para não serem roubadas, como já aconteceu. Cadeiras dobradas e estofadas, mais confortáveis. Lembro de como eram as arquibancadas do Maracanã há 30 anos, as pessoas sentavam no cimento mesmo. Fiquei no setor Leste inferior, local em que as torcidas dos dois clubes estavam juntas; felizmente foi tudo muito tranquilo. Tinham uns vascaínos e vascaínas atrás de mim gritando, mas tudo na boa! rsrs O Maracanã não estava cheio. Foram 25.047 presentes, sendo 21.655 pagantes. A renda foi de R$ 694.520,00. O lugar do meu ingresso era 29, na fileira D, bloco 119. A fileira é fácil de localizar, até porque tem funcionárias recepcionando os torcedores e orientando como localizar o seu lugar. Agora, a que falou comigo disse que o número do lugar estaria pintado no chão; não estava. Sentei em qualquer lugar, e ainda perguntei a umas pessoas próximas, que também não tinham localizado o número dos seus lugares. Somente no início do segundo tempo percebi que o número estava no banco, quase que não dava para ver, só com muito esforço (na foto que eu fiz, abaixo, dá para notar como é imperceptível; deveriam deixar o número mais visível). Eu sentei no número 11, que fica praticamente no centro do campo, lugar ainda melhor do que o 29. Como ninguém reclamou, ficou por isso mesmo. Eu estava a uns dez metros do gramado e dos jogadores, quando mais próximos. O jogo foi bem disputado, e o empate acabou sendo justo. Na volta para casa caiu uma chuva muito forte, a saída foi fica em uma galeria próxima da minha rua comendo e vendo TV até baixar a chuva. O Botafogo perdeu a liderança para o Flamengo, com 32 pontos, e está em segundo, pelos critérios de desempate, à frente do Madureira e do Vasco, os três com 30 pontos. O Campeonato estadual deste ano está bastante disputado!  fr
1. O empate foi um resultado justo. 2. Fiquei em um lugar bem próximo ao campo. 3. A torcida alvinegra no momento de comemoração do gol de Roger Carvalho. 4. Os bancos têm números quase imperceptíveis.
5. Os seguranças particulares do Maracanã, de amarelo, ficam em volta do gramado. 6. A lanchonete tem mesas e cadeiras para se lanchar com mais conforto. 7. Infelizmente, as pessoas abandonam o seu lixo no chão, inclusive turistas estrangeiros que estavam ao meu lado, falando inglês.




Nenhum comentário: