SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 8 de março de 2015

O homem que deixou de matar Hitler

Em setembro de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, em uma batalha na cidade de Marcoing, na França, um soldado inglês destacou-se. Em companhia do seu reduzio pelotão, Henry Tandey demonstrou coragem na luta contra os inimigos alemães, o que mais tarde seria premiado com uma condecoração. No mesmo dia, ele também teve diante de si um soldado alemão, ferido. Apontando sua arma para o inimigo, Tandey decidiu permitir que ele fugisse. Anos depois, com o mundo envolvido na Segunda Guerra Mundial, ele veio a saber que o soldado a que tinha poupado a vida era justamente Adolf Hitler, responsável pela morte de milhões de pessoas e pelos horrores da perseguição aos judeus.
Em 1938, o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain reuniu-se com Hitler na Alemanha, na tentativa desesperada de evitar uma guerra, e viu a cópia de um quadro que chamou a sua atenção. Nele, um soldado inglês carregava um companheiro ferido. Hitler tinha reconhecido no rosto daquele soldado o homem que teve a oportunidade de matá-lo 20 anos antes e não o fez. Chamberlain identificou o soldado, herói da Primeira Guerra, dizendo quem ele era. A partir daí, Henry Tandey passou a ser conhecido como o homem que deixou de matar Hitler. O quadro era do italiano Fortunino Matania, baseado em uma foto em que Tandey aparecia carregando um ferido, publicada nos jornais de Londres durante a Primeira Guerra Mundial. Apesar de nunca ter sido comprovada com 100% de certeza, esta curiosidade envolvendo um dos  piores ditadores da História mundial desperta bastante interesse.  fr

Nenhum comentário: