SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 11 de abril de 2015

"A Turma do Lambe-Lambe", Daniel Azulay

Uma das lembranças de minha infância, o programa "A Turma do Lambe-Lambe", era apresentado por Daniel Azulay, na TVE, apenas para o Rio de Janeiro, e depois em rede nacional na TV Bandeirantes. Ele ensinava a desenhar brincando, e mostrava como transformar objetos simples e fáceis de conseguir - como embalagens de isopor de ovos, caixas de fósforos e de sapatos - em brinquedos. Entre os quadros do programa, havia o "Pincel Mágico", em que as crianças procuravam adivinhar qual o desenho que estava na tela em branco, à medida que Daniel Azulay pincelava por cima; o desenho aparecia aos poucos. Em geral, ele se vestia com uma gravata borboleta e suspensórios, e sempre se despedia dizendo "Algodão doce pra vocês!". E se auto-definia como sendo "o irmãozinho mais velho, que não era nem senhor, nem professor". Como eu gostava de desenhar, gostava muito do programa.
O Daniel Azulay chegou a mostrar na TV desenhos meus que eu enviei (na época, por carta mesmo, pelos Correios); um deles era o Pita, um dos personagens da Turma do Lambe-Lambe, que eu desenhei com a camisa do Botafogo. Lembro desse dia, fiquei muito contente em ver o Daniel Azulay me mandando um abraço e comentando os meus desenhos no ar. Muitos anos depois, em 1998, eu o conheci pessoalmente quando assisti à gravação de um novo programa que ele passou a fazer na TV Bandeirantes, "Oficina de Desenho Daniel Azulay". Entrevistei ele para uma reportagem que fiz sobre a história dos quadrinhos para a "Revista de Comunicação", uma ótima revista que era publicada no Rio de Janeiro e patrocinada exclusivamente pela Coca-Cola. Artista, desenhista, músico, educador, além de pintar também quadros e comandar a sua "Oficina de Desenhos Daniel Azulay". Uma das boas lembranças da minha infância. fr

Nenhum comentário: