SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 21 de abril de 2015

O caminho que Tiradentes percorreu da prisão à forca

Hoje, refiz o trajeto que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, percorreu há exatos 223 anos, ao ser levado da cadeia à forca. Evidentemente, muita coisa mudou no Rio de Janeiro, as ruas cariocas no século 18 eram bem mais estreitas, a população aumentou enormemente e os prédios, atualmente, claro, são bem diferentes. Aproveitei a tranquilidade do Centro do Rio de Janeiro em um dia de feriado, porque em dias normais, a movimentação de pessoas, carros e ônibus seria enorme. A quase totalidade das pessoas que por lá passam, nem desconfiam que foi justamente ali que esse acontecimento histórico ocorreu. 1. Tiradentes saiu da cadeia onde passou os seus últimos anos de vida, desde sua prisão, em maio de 1789; atualmente o local é a Assembleia Legislativa (ver sobre ela em 'Minhas Fotos'). 2. A Coroa portuguesa quis fazer de Tiradentes um exemplo, e, assim, desestimular novas tentativas revolucionárias, por isso ele foi conduzido a pé até a forca, à vista da população; o cortejo seguiu pela Rua da Cadeia, atual Rua da Assembleia. 3. Tiradentes passou pelo atual Largo da Carioca, onde já estavam à época o Convento e a Igreja de Santo Antônio, e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (à direita na foto). 4. Em seguida, seguiu pela Rua do Piolho, atual Rua da Carioca; a intenção era expor o "criminoso" a todos. 5. O cortejo continuou pelo Campo da Lampadosa, atual Praça Tiradentes, que, paradoxalmente, tem atualmente em destaque a estátua de D. Pedro I. 6. Já próximo ao local onde seria executado, Tiradentes foi conduzido pela Rua do Real Erário, atual Avenida Passos. 7. A Tiradentes foi permitido acompanhar sua última missa, na Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, mas não lhe permitiram entrar, afinal, era considerado um traidor, um inconfidente; na década de 1930, a igreja foi derrubada e novo prédio foi construído. 8. Por fim, considerado por muitos historiadores como o local onde estava a forca, entre as atuais Avenida Passos e Rua Senhor dos Passos. Não há consenso a respeito da localização. Tiradentes subiu os 21 degraus que o levaram à forca, e depois de executado teve também o corpo cortado em mais quatro partes, que foram espalhadas pregadas em postes pelo caminho que levava a Minas. A cabeça ficou pendurada em um poste, "em lugar mais público" da então Vila Rica, atual Ouro Preto. A casa onde Tiradentes morava  em Vila Rica foi derrubada, e o terreno salgado "para que nunca mais no chão se edifique". Tiradentes foi considerado "infame", assim como seus "filhos e netos". Os seus bens foram confiscados. Esta foi a sentença a que foi condenado Tiradentes. Tudo para mostrá-lo como um exemplo a quem ousasse "tramar" novamente contra a metrópole. Após a proclamação da República, Tiradentes teve sua imagem resgatada e reconstruída para torná-lo o grande herói da independência do Brasil.  fr

2 comentários:

Eliane - Três Rios disse...

Formidável sua iniciativa em um feriado historicamente tão significativo! Suas postagens, escritos sempre muito informativos e interessante. Com abraço e admiração.

Eliane - Três Rios-RJ disse...

Amigo! Formidável sua iniciativa em um feriado historicamente tão significativo! Ler todo o seu relato e as informações postadas, ver as fotos, também me fez sentir caminhando no local. Com abraço e admiração.