SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 12 de abril de 2015

Os políticos são o reflexo da sociedade

Hoje, milhares de pessoas foram às ruas, em várias cidades do Brasil, protestar contra o governo da presidente Dilma Rousseff e a corrupção em seu governo. Eu sou favorável a essas manifestações, é sempre bom ver o povo se organizando de forma pacífica para exercer o seu direito de expressar sua opinião nas ruas. Eu não estou satisfeito com esse governo, assim como não fiquei satisfeito com as administrações anteriores, seja do PT, seja do PSDB. Foram governos que deixaram a desejar.

Mas, sou de opinião que a falta de honestidade de nossos políticos, homens e mulheres, em Brasília, nos estados e nos municípios, é um reflexo da atitude das pessoas em seu dia a dia. Hoje, presenciei, na prática, o que estou escrevendo. No ônibus, paguei a passagem com uma nota de R$ 20,00, e fui sentar. Como acontece com certa frequência, a trocadora deu o troco a menos, acreditando que eu não iria conferir, e guardaria o dinheiro. Mas, eu conferi. E ela deu o troco como se eu tivesse pago duas passagens de R$ 3,40. Quando reclamei, ela deu a desculpa esfarrapada que pensava que uma moça tinha entrado comigo. Se fosse verdade, é óbvio que ela iria procurar receber o dinheiro dessa tal moça, afinal ela tem que pagar do seu bolso a diferença no final do seu dia de trabalho. Mas, não o fez.

Mais à frente, outro exemplo. Uma moça entrou com o filho, junto com várias outras, em um ponto em frente a uma igreja evangélica. Até aí nada demais, se não fosse o fato dessa moça ter pago com cartão de estudante. A trocadora, agora resolvendo criticar as atitudes amorais, reclamou (bem alto) que a moça estava errada. Segundo ela, para usar o cartão de estudante, a moça teria que estar uniformizada, e, pior, não em um domingo, quando todo mundo sabe que não tem aula. Apesar de estar com razão, a trocadora liberou o pagamento com o cartão de estudante. Em pleno domingo! A moça, provavelmente saindo da igreja, reclamou, "alegando" que a trocadora não era a "dona do ônibus", ou seja, de acordo com sua lógica torta, não devia estar tão atenta para essa prática errada que ela disse estar acostumada a fazer, e nenhum outro trocador reclamou.

A triste conclusão é que as pessoas no Brasil reclamam dos políticos, mas cometem os seus erros, os seus "jeitinhos", e são também desonestos, assim como os nossos "representantes" em Brasília, nos estados e nos municípios. Que moral, então, muitos dos que reclamam têm para criticar os políticos? É uma vergonha, mas os políticos são o reflexo da maioria dos cidadãos que no dia a dia desrespeitam a lei e procuram se beneficiar através de atitudes desonestas e antiéticas. Lamentável!  fr

Nenhum comentário: