SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Real Gabinete Português de Leitura

A maior biblioteca com livros portugueses fora de Portugal encontra-se no Rio de Janeiro. É o Real Gabinete Português de Leitura, cuja fachada foi feita com pedra lioz trazida de navio de Portugal, inspirada nos Mosteiros dos Jerônimos de Lisboa, em estilo neo-manuelino, e tem em destaque as bandeiras do Brasil e de Portugal, além das estátuas de quatro portugueses notáveis: Pedro Álvares Cabral, Camões, o Infante Dom Henrique e Vasco da Gama. Conta com um acervo de mais de 350 mil obras, recebendo, inclusive, todos os livros publicados atualmente em Portugal, por conta da lei do depósito legal. Entre os livros raros, guardados em um cofre, e que precisam de autorização para consulta, está a primeira edição de "Os Lusíadas", de Luis de Camões, de 1572. Em frente a entrada está também o busto do escritor, que dá nome à rua onde fica o Real Gabinete. A instituição é privada e foi fundada em 1837 por 43 imigrantes portugueses, em sua maioria comerciantes, alguns deles que vieram para fugir do absolutismo em Portugal. Suas primeiras sedes, também no Centro do Rio de Janeiro, não davam conta do crescente acervo. A sede atual foi construída entre 1880, quando teve a pedra fundamental colocada por D. Pedro II,  e 1887, quando foi inaugurada, em 10 de setembro, com a presença da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde D’Eu. No interior, as paredes são tomadas de estantes; no centro, o salão de leitura, com várias mesas para estudantes e pesquisadores; e no alto, uma bela clarabóia e um candelabro. Atualmente em reforma, foi reduzido o número de mesas, e o candelabro foi abaixado, mas a biblioteca continua aberta ao público. Uma placa informa que: "Neste local, em prédio então existente, nasceu a 4 de dezembro de 1836, Quintino Bocayuva, patriarca da República".  Ano passado, a revista 'Time' colocou o Real Gabinete Português de Leitura na quarta colocação dentre as 20 bibliotecas mais bonitas do mundo. Eu já tive a oportunidade de escrever sobre uma das minhas idas para pesquisar no Real Gabinete, um lugar de muita beleza e importância arquitetônica e histórica. O único senão que faço é em relação aos funcionários, não muito simpáticos, mas nada é perfeito.  fr







Um comentário:

Eliane - Três Rios-RJ disse...

Só podia ser você a trazer esta interessante postagem lusocarioca! Muito bom, amigo! Ainda não visitei. Um dia, quem sabe. Então, poderá aproveitar suas férias para retornar. Grande abraço.