SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Vaga da França no Mundial de 2010 foi resultado de suborno

Na sequência das denúncias de corrupção na FIFA, vem a público mais uma. A Federação da República da Irlanda teria recebido 5 milhões de euros da FIFA para não levar à frente qualquer reivindicação por ter perdido a vaga para a Copa do Mundo de 2010, em derrota na prorrogação para a França, com um gol totalmente ilegal. No jogo, disputado em Paris, em novembro de 2009, válido pela repescagem, a Irlanda venceu por 1x0 no tempo normal, igualando em pontos com a França, que vencera pelo mesmo placar a primeira partida, em Dublin. Durante a prorrogação, a França venceu por 1x0, com um gol em que Thierry Henry ajeitou escandalosamente a bola com a mão, antes de passar para Gallas finalizar. Com a vitória na prorrogação, com um gol escandaloso, a França se classificou para o Mundial da África do Sul, eliminando a Irlanda, entrando para a História em uma das páginas mais vergonhosas e constrangedoras dos Mundiais. A França foi para a África do Sul e ainda conseguiu aumentar a vergonha, sendo eliminada logo na primeira fase, com apenas um ponto (empatou com o Uruguai em 0x0, perdeu para o México por 2x0 e para a África do Sul por 2x1).

A denúncia foi levantada semana passada por John Delaney, executivo da Federação Irlandesa de Futebol, que, porém, não falou em valores. Oficialmente, os 5 milhões de euros seriam um "empréstimo" à federação para a construção de um estádio em Dublin, e deveria ser pago à FIFA caso a Irlanda se classificasse para o Mundial do Brasil, ano passado, o que não ocorreu, portanto, a "dívida" teria sido perdoada. Outro que resolveu abrir a boca foi o ex-vice-presidente da FIFA, Jack Warner, preso e já solto em seu país natal, Trinidad e Tobago, devido às investigações de corrupção na entidade. Ele promete falar tudo o que sabe contra o presidente Joseph Blatter. As prisões dos executivos da FIFA pelo FBI no dia 27 de maio provocaram uma série de denúncias, por conta dos envolvidos quererem diminuir eventuais penas. Somente agora, diante das acusações formalmente feitas, esses bandidos de colarinho resolveram falar. E os cartolas irlandeses demonstraram não ter o menor pudor de vender a vaga do seu país para um Mundial, sem se preocuparem nem um pouco com o sentimento de revolta e frustração que tomou conta do povo irlandês com a desclassificação daquela maneira. Lamentável que o esporte e a paixão das pessoas sejam usados de uma maneira tão baixa e desprezível por pessoas de igual valor. Eu torço para que tudo isso sirva para depurar a entidade máxima do futebol mundial e as suas afiliadas, a começar pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). fr

Nenhum comentário: