SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Corrupção também atinge o futebol

Comitê de Ética da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação) afastou por oito anos de qualquer atividade relacionada ao futebol profissional o presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter, e o francês Michel Platini, presidente da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol). A punição foi divulgada na segunda-feira, dia 14, e atingiu os dois dirigentes mais importantes do futebol mundial, até então suspensos de suas funções. Blatter e Platini foram acusados e condenados, entre outras situações, por oferta e recebimento de presentes e benefícios, e conflito de interesses no exercício das funções. Platini recebeu em 2011 uma quantia correspondente a 8 milhões de reais por serviços supostamente prestados a FIFA como assessor, cujo pagamento foi autorizado por Blatter e considerado irregular e sem documentação na prestação de contas da entidade. Os dois apresentaram suas defesas, mas não conseguiram impedir a punição. Ambos pretendem recorrer.
Este ano a FIFA tem sido alvo de várias acusações, e em maio teve sete dirigentes ligados a ela, incluindo o ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, presos quando estavam na Suíça para participar de um evento da entidade. A investigação teve o FBI à frente, apurando a suspeita de prática de fraudes, lavagem de dinheiro e subornos. Joseph Blatter chegou a renunciar, mas pretendia se manter à frente da presidência até a próxima eleição, que ocorrerá somente no final de fevereiro. Em outubro ele foi suspenso provisoriamente por 90 dias. Este mês, divulgou-se que mais dirigentes estão sendo alvo de investigações, entre eles os ex-presidentes da CBF Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero. É muita sujeira! E espalhada pelo mundo inteiro, inclusive manchando a imagem de um ex-jogador como o francês Michel Platini. Vergonhoso! fr

Nenhum comentário: