SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Mais um jornal fechado no Brasil

Hoje, eu li a última edição do jornal mais antigo em circulação ininterrupta do Brasil. Prestes a completar 190 anos, o jornal foi às bancas pela última vez. Com data de sexta-feira e sábado, 29 e 30 de abril, o Jornal do Commercio publicou na primeira página um comunicado:
                                
"(...) Como várias centenas de empresas dos mais diferentes portes e dos mais diversos setores, o Jornal do Commercio encerra a sua jornada. Não foi possível suportar a tempestade dentro da qual o Brasil, ferido, se debate, e que deu seus primeiros sinais em 2014. O ano de 2015 jogou a economia em um mergulho profundo, que resultou, neste 2016, na mais dramática e mortífera crise já vivenciada pelo País, afogando as esperanças mesmo dos mais otimistas. (...)"

O Jornal do Commercio foi fundado em 1º de outubro de 1827, pelo francês Pierre Plancher. Em 1959 foi comprado por Assis Chateaubriand, passando a integrar o grupo Diários Associados. Além da versão impressa, sua versão na internet, e outro título do grupo, o Diário Mercantil, também tiveram suas atividades encerradas.  A Rádio Nativa já tinha fechado no final do ano passado, e a Rádio Tupi é, atualmente, o grande veículo de comunicação restante do grupo, que chegou a ser o maior do país, tendo, inclusive, uma emissora de televisão, a TV Tupi, extinta em 1980.

É muito triste essa notícia. Eu, como jornalista formado, lamento muito, mas é uma realidade que já vem de muito tempo. Em um país como o nosso, com uma população que lê muito pouco, e com uma economia que enfrenta constantes crises, o fechamento de jornais, revistas, rádios e televisões, é comum, infelizmente. Recentemente, por exemplo, foi a vez de outro jornal tradicional, o Jornal do Brasil, que encerrou em 2010 a versão impressa, e passou apenas a sobreviver na internet. E, com isso, os jornalistas acabam perdendo os seus empregos; por essa razão resolvi não seguir a carreira profissionalmente, após alguns anos no jornalismo empresarial, optando por estudar para entrar no serviço público, mais estável, e sei que tomei a decisão correta. fr


 

Nenhum comentário: