SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Metade da população do Brasil ainda não tem esgoto e água tratada

Por mais que o Brasil esteja entre as maiores economias do mundo, a população não se beneficia disso. Leio na imprensa que metade da população nacional ainda não tem acesso a sistemas de esgotamento sanitário, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Dados divulgados pelo órgão mês passado referem-se ao ano de 2015, e indicam que 50,3% dos brasileiros têm acesso ao sistema de esgoto. Portanto, a outra metade tem que recorrer a práticas atrasadas para se livrar dos seus dejetos, tais como fossas ou jogando-os em rios.
A região Norte é a que sofre mais, com 49% de sua população usufruindo de abastecimento de água e somente 7,4% de esgoto. Isto mesmo, a enorme maioria da população não tem esgoto. São Paulo é outro extremo, tendo 95,6% de água tratada e 88,4% de esgoto. A falta de esgoto e água tratada resulta em vários problemas, tais como doenças e baixa produtividade. É revoltante constatar que um país como o nosso, sempre entre as maiores economias do mundo, não reverte essa riqueza para a sua população. Em pleno século 21, algo em torno de 100 milhões de brasileiros não têm esgoto e água tratada! Para que serve pagarmos tantos impostos? Para onde vai todo esse dinheiro? Bom, a gente sabe que não vai para onde devia, que seria o investimento em obras de infraestrutura. E sabe que é desviado por políticos e empresários corruptos, que não dão a mínima para as pessoas em volta, apenas para si mesmos e os seus. Uma vergonha!  fr

Nenhum comentário: