SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 28 de março de 2017

Dica de filme: "Testemunha de acusação"

TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO ("Witness for the Prosecution")
EUA, 1957, Suspense
Direção: Billy Wilder
Com: Charles Laughton, Tyrone Power, Marlene Dietrich, Elsa Lanchester

Clássico em preto e branco, baseado em um conto de Agatha Christie. Wilfrid Robarts, interpretado por Charles Laughton, é um advogado experiente, recém saído do hospital e recuperando-se de um infarto leve. Contrariando as orientações do médico e de sua enfermeira, ele acaba por aceitar defender um homem acusado de ter assassinado rica viúva para conseguir fortuna como herdeiro. Leonard Stephen Vole, papel de Tyrone Power, é um ex-soldado inglês e inventor desempregado, que precisava de dinheiro para levar adiante um utensílio de cozinha que ele acreditava poder lançar no mercado.

A principal testemunha de defesa e quem poderia fornecer seu álibi seria a esposa, Christine Helm Vole, interpretada por Marlene Dietrich. Ela é uma alemã, com quem Leonard casou após a Segunda Guerra Mundial. Porém Christine demonstra-se fria e insensível à situação do marido, o que leva a defesa a não querer o seu testemunho. Para surpresa de todos, ela acaba por testemunhar contra o marido, o que pode levá-lo à pena de morte. O filme mostra cenas de tribunal e o final é surpreendente. Filmaço.

"Testemunha de Acusação" recebeu as indicações ao Oscar de melhor filme, diretor, ator (Charles Laughton), atriz coadjuvante (Elsa Lanchester), edição e som, mas não ganhou nenhum prêmio. O grande vencedor de 1958 foi o filme "A Ponte do Rio Kwai", que levou sete estatuetas, incluindo melhor filme, diretor e ator. "Testemunha de Acusação" também recebeu as indicações ao Globo de Ouro de melhor filme-drama, melhor diretor, melhor ator de cinema-drama (Charles Laughton), melhor atriz de cinema-drama (Marlene Dietrich) e melhor atriz coadjuvante (Elsa Lanchester), esta última a única que venceu.

O filme tem algumas curiosidades. Os atores Charles Laughton e Elsa Lanchester, a sua enfermeira no filme, eram casados na vida real. A divulgação do filme pedia àqueles que o assistissem para não contar o final aos amigos. E o ator Tyrone Power morreu no ano seguinte ao lançamente da produção, durante a filmagem de uma cena de um filme que ele estava fazendo na Espanha, aos 44 anos, vítima de infarto, e o seu filho nasceu dois meses e uma semana depois. Recomendo! fr

Nenhum comentário: