SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Dica de livro: "1808"

1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma Corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, Laurentino Gomes, São Paulo, 2ª ed., editora Planeta do Brasil, 2007, 367 páginas.
 
"1808" recebeu, no ano de 2008, os prêmios de Melhor Livro de Ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria livro-reportagem e de livro do ano de 'não-ficção'. O livro descreve o que ocorreu durante o que o autor chama de fuga da Corte portuguesa para o Brasil, no final de 1807, às vésperas da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte, e as suas repercussões. Entre 10 mil e 15 mil pessoas entraram às pressas em quarenta embarcações com destino ao Brasil, temerosas da iminente invasão. Lisboa, à época, tinha uma população de cerca de 200 mil habitantes. Muitos mais não conseguiram lugar nos navios.
 
Ao mesmo tempo em que se comprometia a aceitar as exigências de Napoleão, no sentido de aderir ao bloqueio contra os britânicos, D. João acertava um acordo com a Inglaterra para se retirar em segurança do país. Navios de guerra britânicos escoltaram os portugueses, e a Inglaterra se beneficiou muito desse apoio, conseguindo privilégios e enormes lucros no Brasil. Em Portugal, os anos seguintes foram de fome e de confrontos, com a resistência popular à invasão. Mais de meio milhão de portugueses deixaram o país.
 
Aos poucos, com a presença da família real em seu território, o Brasil foi adquirindo cada vez mais importância, deixando ser colônia e passando a fazer parte do Reino Unido de Portugal e Algarves. Mesmo após a derrota definitiva de Napoleão, em 1815, D. João VI somente retornou a Portugal seis anos depois, e, ainda assim, contrariado, submetendo-se às fortes pressões pelo seu regresso a seu país. D. João VI deixou o filho, Pedro, como príncipe regente para representá-lo. Os acontecimentos que se seguem dão origem ao segundo livro da trilogia do autor, sobre o qual escreverei mais à frente.  fr

Nenhum comentário: