SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Gualba Pessanha, o Plim Plim

Uma lembrança bem distante da minha infância era um programa que passava na antiga TV Educativa, canal 2 do Rio de Janeiro, no final dos anos 1970, início dos 1980, apresentado pelo artista plástico Gualba Pessanha, o "Plim Plim". Pesquisando na internet, "onde tudo se encontra", pelo menos é o que dizem, não encontrei muitas informações a respeito do programa ou de Gualba. Mas encontrei muitas pessoas dando depoimentos emocionados e elogiosos a respeito do artista, de como lembravam com carinho do programa. Eu me somo a eles. Na minha infância, os programas dedicados às crianças eram mais educativos e ao mesmo tempo lúdicos, muito diferentes dos das décadas que vieram depois, em que apresentadoras se mostravam mais sexy. Pelas informações que eu encontrei, Gualba faleceu em agosto de 2010, em um asilo em Campos dos Goytacazes.  Ele era mesmo um artista, ensinava a desenhar, contava estórias e transformava o papel em verdadeiras obras de arte. Ele dizia às crianças "um, dois, três, plim-plim pra vocês", sua marca. No youtube, encontrei um vídeo com o programa "Janela da Fantasia", quem quiser matar as saudades, ou saber como eram os programas feitos para as crianças antigamente, basta assistir e curtir, vale a pena. fr


Nenhum comentário: