SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Botafogo lidera clubes com mais dívidas trabalhistas

O Botafogo lidera um ranking nada honroso. Está entre os mais endividados na Justiça trabalhista brasileira. Os dados foram divulgados pela página do GloboEsporte.com com base nos balanços financeiros do ano passado, e nos registros dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) nos estados em relação aos 20 clubes da Primeira Divisão, além do Internacional, que joga a Segunda. Somados, eles devem DOIS BILHÕES E QUATROCENTOS MILHÕES DE REAIS em dívidas trabalhistas, sendo réus em 3.037 processos. Evidentemente, os maiores valores referem-se a ex-jogadores e ex-treinadores. Alguns desses processos, de acordo com os clubes, já podem ter sido arquivados, mas ainda assim permanecem nos registros. O endividamento total desses clubes é ainda maior, chegando a cerca de seis bilhões e trezentos milhões de reais, por conta também de dívidas bancárias e fiscais, além de despesas operacionais.
O Botafogo tem o maior número de processos nos Tribunais Regionais do Trabalho contra ele: são 391. O Vasco da Gama vem logo em seguida, com 390. A maior dívida trabalhista está na Gávea. O Flamengo deve 300,51 milhões de reais. Mas o Botafogo vem em segundo, devendo 291,52 milhões de reais. Quando se fala em todo tipo de dívidas, o Glorioso toma a frente, com uma dívida de 751,50 milhões de reais; e o Atlético Mineiro fica em segundo, com 518,70 milhões de reais.
A diretoria do Botafogo informou  estar buscando sanar as suas contas, refinanciando as dívidas através do Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro) e do Ato Trabalhista, acordo firmado com o TRT. É intenção do clube encerrar todos os processos protocolados na Justiça até 2014, e não permitir que a dívida aumente. Garante ser uma questão institucional, que será seguida pelas próximas administrações, independentemente de ser da situação ou da oposição, já que existiria um consenso na política do Botafogo. Vamos torcer para que isto ocorra mesmo. O Botafogo é grande demais para continuar sendo tão mal administrado como vem sendo nas últimas décadas. E a questão financeira é muito importante, refletindo evidentemente dentro do campo, já que sem dinheiro é inviável formar elencos competitivos e vitoriosos. fr
 
 


Nenhum comentário: