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domingo, 17 de setembro de 2017

Que tipo de pessoa é você?

Carta recebida pelo gerente da divisão de carros ‘Pontiac’, da General Motors dos EUA, com curiosa reclamação de um cliente.

        "Esta é a segunda vez que mando uma carta para vocês e não os culpo por não me responderem. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos uma tradição em nossa família, que é a de tomar sorvete depois do jantar. Repetimos este hábito todas as noites, variando apenas o tipo de sorvete, eu sou o encarregado de ir comprá-lo.
        Recentemente, comprei um ‘Pontiac’, e desde então minhas idas à sorveteria se transformaram em um problema. Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando volto da sorveteria para casa, o carro não funciona. Se comprar qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente. Os senhores devem achar que eu estou realmente louco, mas não importa o quão tola possa parecer a minha reclamação, o fato é que estou muito irritado com o meu ‘Pontiac’ modelo 1999."
A carta gerou tantas piadas do pessoal da ‘Pontiac’ que o presidente da empresa acabou recebendo uma cópia da reclamação.
         Ele resolveu levar o assunto a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta. O funcionário e o reclamante foram juntos à sorveteria no ‘Pontiac’ que deu origem à estranha reclamação.
         O engenheiro sugeriu sabor baunilha, para testar a reclamação, e o carro efetivamente não funcionou. O funcionário da General Motors voltou nos dias seguintes, à mesma hora, fez o mesmo trajeto, no mesmo carro, somente variando o sabor do sorvete.
         Mais uma vez o carro só não pegava na volta quando o sabor escolhido era baunilha.
         O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro que passou a fazer experiências anotando todos os detalhes possíveis. Após duas semanas, chegou a primeira grande descoberta.
         Quando escolhia baunilha, o comprador gastava menos tempo, já que este tipo de sorvete estava bem na frente. Examinando o carro, o engenheiro fez nova descoberta. Como o tempo de compra era muito mais reduzido no caso do sabor baunilha, em comparação com o tempo gasto nos outros sabores, o motor não chegava a esfriar. Com isso, os vapores de combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantânea.
         A partir desse episódio, a ‘Pontiac’ mudou o sistema de alimentação de combustível em todos os modelos a partir da linha 1999.
         Mais do que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo além da reforma do carro que não pegava com o sorvete de baunilha.
         A General Motors distribuiu também um memorando interno, exigindo que os seus funcionários passassem a levar a sério todas as reclamações dos seus clientes, até mesmo as aparentemente mais absurdas.

Moral da história:
         Na vida, há dois tipos de pessoas.
     Aquelas que debocham de quem se dá ao trabalho de reclamar pelos seus direitos de consumidor, e nada fazem, por preguiça e omissão.
      E aquelas que estão sempre dispostas a reivindicar e a cobrar das autoridades e das empresas que as respeitem e que cumpram com as suas obrigações.
      Que tipo de pessoa você é?
Da internet, sem autoria.

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