SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Cuba escolhe sucessor de Raúl Castro

           Em decisão histórica, a Assembleia Nacional de Cuba aprovou o nome de Miguel Díaz-Canel como o novo presidente cubano, interrompendo a sequência dos revolucionários irmãos Fidel e Raúl Castro no poder, há quase 60 anos. Candidato único, ele foi eleito pelos 604 deputados e garantiu que a mudança de comando não representa o distanciamento dos ideais revolucionários:
- Para aqueles que por ignorância ou má-fé duvidam de nosso compromisso, devemos dizer-lhes que a revolução continua e continuará. O mundo recebeu a mensagem errada de que a revolução termina com seus guerrilheiros.
 Ontem, os parlamentares haviam aprovado uma lista de 31 nomes para o Conselho de Estado O atual líder Raúl Castro permanecerá ainda como o secretário-geral do Partido Comunista de Cuba (PCC) até 2021, chefe das Forças Armadas e deputado nacional. A mudança já era esperada, e foi anunciada por Raúl quando ele assumiu o poder, em substituição a seu irmão Fidel Castro, afastado por problemas de saúde. Amanhã, dia 20, Díaz-Canel completa 58 anos de idade.
Díaz-Canel nasceu em 1960, ano seguinte à Revolução Cubana, liderada pelos irmãos Castro, e tem em sua trajetória política ter sido líder da União de Jovens Comunistas na província central de Villa Clara, onde nasceu; líder da Juventude Nacional do PCC; ministro do Ensino Superior e vice-presidente do Conselho de Ministros para a Ciência, Educação, Esportes e Cultura. A mudança é interpretada como uma necessária substituição política, tendo em vista Raúl Castro já estar às vésperas de completar 87 anos.
A tendência do novo governo é levar adiante a abertura econômica, de forma lenta e controlada, e a reaproximação com os Estados Unidos, apesar do seu atual presidente, Donald Trump, continuar a demonstrar não ter o mesmo interesse. O mandato do presidente Díaz-Canel será de cinco anos, podendo ser reeleito por apenas mais um período igual de tempo. Eu torço para que Cuba promova uma grande abertura política e econômica, sem resvalar para o capitalismo selvagem que conhecemos no Brasil e no restante da América Latina e para a subserviência aos Estados Unidos ou a qualquer outro país. fr

Nenhum comentário: