SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Castelo de São Jorge

 
            Eu e minha mãe estivemos hoje, dia 18 de junho, no Castelo de São Jorge; já tínhamos ido lá no dia 9, mas o encontramos fechado por conta de uma greve dos bilheteiros. O Castelo é também conhecido como Paço da Alcáçova, ou Paço de São Jorge, e fica localizado na freguesia de Santa Maria Maior (Castelo), em Lisboa. A referência ao santo é por ele ser o padroeiro dos cavaleiros e das Cruzadas. O castelo é uma das mais antigas construções da cidade, tendo sido construído pelos mouros no século 11, com o objetivo de ser uma fortificação de defesa, durante a longa ocupação daquele povo africano na Península Ibérica. Após a chamada Conquista Cristã, em que Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, com a ajuda dos cruzados, tomou Lisboa em 1147, o castelo dos mouros passou a ser utilizado como residência da família real portuguesa, até o século 16.

            Em 1255, Lisboa tornou-se capital do reino, e o castelo foi elevado a Paço Real, e, tempos depois, passou a Paço de Alcáçova, palácio de bispos e a ter outras finalidades, dentre as quais forte militar. Foi neste castelo que Vasco da Gama foi recepcionado após o sucesso de sua descoberta do caminho marítimo à Índia. Depois que deixou de ser residência da família real, no início do século 16, o castelo entrou em um período de decadência, até passar por restaurações em 1938-1940, e em 1990. Atualmente, é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal. Possui onze torres, e sua localização no alto de uma colina permite uma vista privilegiada da cidade de Lisboa (ver minhas fotos, abaixo). Por sua enorme relevância histórica, o Castelo de São Jorge é considerado Monumento Nacional português desde 1910. Eu paguei 8,5 euros, e minha mãe o bilhete sênior, de 5 euros. fr

Nenhum comentário: