SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Muralhas de Faro

          
          Passeamos dias 23 e 24 por Faro e conhecemos as Muralhas de Faro, também conhecidas como Fortaleza de Faro, na chamada “Cidade Velha”. O período da primitiva muralha é estimado ser anterior à conquista romana da Península Ibérica, no século III a. C. Desde então tem passado por reconstruções e intervenções ao longo do tempo, que têm descaracterizado sua estrutura original. Entre elas, o terremoto de 1755, que causou grandes estragos. Ao final do século 18, deixaram de ter finalidade defensiva. Em 1931, foi construída uma fábrica de cerveja dentro do conjunto arquitetônico, onde ficava um antigo castelo, o que provocou mais alterações.
 
 
 
Nós entramos pela porta Norte, chamada Arco da Vila. Esta é uma das três entradas da fortificação ainda preservadas. As outras são o Arco do Repouso e o Arco da Porta Nova (nas fotos abaixo). O Arco da Vila foi construído por decisão do bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar, sobre aquela porta medieval das Muralhas e inaugurado em 1812. Uma curiosidade muito legal são os ninhos de cegonhas que estão mais acima, no alto do prédio, eu e minha mãe podíamos vê-los da varanda do hotel, e as cegonhas levantando voo ou chegando.

A porta de entrada onde está o Arco do Repouso foi construída pelos árabes nos séculos 12/13, e tem duas torres acima, utilizadas por eles para a defesa da fortaleza. O nome do arco está ligado a duas lendas:

“A primeira conta que as tropas do rei D. Afonso III, após a conquista da cidade de Faro aos árabes, em 27 de Março de 1249, repousaram neste sítio; outra lenda evoca a história de uma moura encantada, a filha do governador árabe que por se apaixonar por um jovem cavaleiro do exército cristão foi aqui enfeitiçada pelo seu pai e aqui repousa.”

O Arco da Porta Nova foi aberto nas Muralhas no ano de 1630, segundo uma placa que está no local, e dá acesso ao porto. Fontes que usei para os dados históricos: wikipedia, historiadeportugal.info e visitarportugal.pt. fr                       

Nenhum comentário: