SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Elevador de Santa Justa

 
           O Elevador de Santa Justa fica na Rua do Ouro, em Lisboa, e leva até o Largo do Carmo, ou seja, da chamada parte baixa à alta de Lisboa. Eu já o tinha visitado na minha primeira viagem a Portugal, em 1983, e feito a viagem para conhecê-lo por dentro e ver a vista da cidade. Desta vez, eu e minha mãe preferimos subir de escada rolante por dentro do metrô, na estação do Rossio, que fica bem próximo. Quem me deu a dica foi uma portuguesa, que estava expondo produtos de artesanato ali perto. Não vale a pena pagar o ingresso, que não é nada barato, e eu não estava com ingresso de integração com autocarro (ônibus) ou metrô. Além disso, a fila costuma ser grande e demorada. Atualmente, o elevador tem mais a importância de atração turística do que a de transporte, que tinha quando foi construído. 
            O Elevador de Santa Justa, ou Elevador do Carmo, foi projetado pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, que alguns dizem ter sido aluno do francês Gustave Eiffel, mas há controvérsias quanto a isso. Em 10 de julho de 1902, ele teve seu funcionamento aberto ao público, à época com um motor a vapor localizado em um dos pisos superiores da torre. Em 6 de novembro de 1907, esse motor foi substituído por outro, elétrico. O elevador foi feito em ferro fundido, possui duas cabines que funcionam de forma independente e manual, e a sua altura é de 45 metros. Em 2002, ano em que se comemorou cem anos de funcionamento, o Elevador de Santa Justa foi considerado Monumento Nacional de Portugal. As minhas fotos, abaixo, eu tirei nos dias 9 e hoje, 18 de junho, e dá também para ver a vista do alto da cidade de Lisboa. fr

Nenhum comentário: