SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Igreja do Carmo e Capela dos Ossos de Faro

          
          Domingo, dia 24, fomos conhecer a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, ou simplesmente Igreja do Carmo, no Largo do Carmo, aqui em Faro. A igreja foi fundada em 1713, e em 1747 teve a fachada e parte do prédio original demolidas, e um prédio maior foi construído. A igreja foi sendo concluída ao longo dos anos. Em 1755, o piso foi terminado; em 1878, foi a vez da torre que fica onde o sol se põe, e no início do século 19, a torre onde o sol aparece. No interior da igreja foi utilizado nas imagens ouro trazido do Brasil, que também financiou boa parte de sua construção.
Nos fundos, tem a Capela dos Ossos, que acaba sendo a maior atração, principalmente para os turistas. Ela foi construída em 1816, utilizando as ossadas de mais de mil monges que estavam enterrados em um antigo cemitério da Ordem Terceira. Os ossos decoram a entrada e o interior da capela, inclusive o teto. Uma curiosidade: em determinado momento eu ouvi algumas vozes, e fui até uma porta no fundo da capela e vi que vinham de crianças em uma creche. É cobrada uma taxa de um euro por pessoa, mas eu só fiquei sabendo disso depois, porque quando entramos ninguém nos cobrou. Acho que o senhor que fica responsável pela cobrança devia estar muito ocupado conversando com uma senhora, e nem deu importância para quem passava por ele.
A decoração de uma capela de ossos tem muito de macabro, mas era um costume em alguns países na Europa no século 19, e tinha o objetivo de mostrar como a vida é transitória. No piso da capela de Faro, estão os restos mortais de algumas pessoas. E há também um altar decorado com ossos, no lado externo da capela. Há outras capelas de ossos em Portugal, por exemplo: a de Évora, a mais antiga e mais conhecida; as de Alcantarilha e Lagos, também no Algarve; a de Campo Maior, no Alentejo; e a de Monforte, a menor de todas, que fica também em Évora. Informações históricas são da Wikipédia. fr

Nenhum comentário: