SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Catedral da Sé de Faro

           No Largo da Sé, por onde passamos, está situada a Catedral da Sé de Faro, também denominada Igreja de Santa Maria, um dos mais importantes prédios históricos do Algarve. Segundo li no wikipedia: “De acordo com a tradição, não apoiada por evidência arqueológica, a Igreja de Santa Maria de Faro foi erguida sobre as fundações de uma basílica paleocristã e uma mesquita. O que se sabe é que o edifício atual foi começado em 1251, dois anos após a Reconquista cristã do povoado, por ordem do Arcebispo de Braga D. João Viegas. Em 1271 esse templo foi entregue à Ordem de São Tiago, em recompensa pelos serviços prestados na tomada da povoação aos mouros.”.
            Em 1321, o templo passou por uma ampliação; e durante o século seguinte foi mais uma vez reformado, recebendo os elementos medievais que persistem até hoje. Entre eles a torre localizada na fachada, o portão principal e as capelas do transepto (a parte transversal da igreja, que se estende para fora da nave central, formando com esta uma cruz). A igreja passou a ser sede episcopal da diocese do Algarve em 1577, ou seja, tornou-se Sé, a principal igreja de uma diocese. Em 1596, Faro e a igreja foram saqueadas e incendiadas por tropas inglesas. “Apenas as capelas da cabeceira, a torre da fachada e as paredes da nave teriam ficado de pé, enquanto que altares e os tectos de madeira foram destruídos”. Nas décadas seguintes, a igreja foi reconstruída e melhorada. Os terremotos de 1722 e 1755 causaram novos estragos, mas novamente a igreja passou por mais reformas. fr

Nenhum comentário: